segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

'Ficou preto de fumaça em minutos', diz paranaense sobre incêndio no RS

Jovens moram em Toledo e estavam na boate Kiss no momento do fogo.
Incêndio ocorreu na madrugada de domingo (27) e deixou mais de 230 mortos.

Do G1 PR
271 comentários

As paranaenses Mychelli Fant, de 30 anos, e Fraciele Mayara, de 23, estavam na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, incendiada na madrugada de domingo (27), e relataram os momentos de pânico pouco antes de conseguirem sair do local. De acordo com o Corpo de Bombeiros, pelo menos 231 pessoas morreram e mais de 130 ficaram feridas após o incêndio.
As jovens paranaenses moram em Toledo, no oeste do Paraná, e estavam na cidade gaúcha a passeio. As duas foram na festa com outros oito amigos e chegaram ao local por volta das 2h. Elas tiraram fotos antes do incêndio e gravaram vídeos com o celular minutos após as chamas se alastrarem (veja o vídeo).
Ainda segundo os bombeiros, o incêndio começou por volta das 2h30 durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Segundo relatos de testemunhas, faíscas de um equipamento conhecido como "sputnik" atingiram a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, dando início ao fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
O fogo provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos.
Pelo menos 101 das vítimas identificadas eram estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, segundo informou a instituição em sua página na internet. O comandante do Corpo de Bombeiros da região central do Rio Grande do Sul, tenente-coronel Moisés da Silva Fuch, disse que o alvará de funcionamento da boate estava vencido desde agosto do ano passado.
"Nós chegamos mais tarde e, por isso, ficamos no fundo da boate. Eu vi que eles iam cantar uma música e que pegaram o sinalizador. Quando eles levantaram o objeto, todo mundo estava dançando, tanto que ninguém olhou para o palco e acharam que o tumulto era por causa de uma briga. Em questão de dois minutos ficou tudo preto de fumaça. E aí, eu não sei explicar, foi tudo muito rápido mesmo. Como eu estava em um área vip perto da saída, consegui sair a tempo e sobrevivi", relata Franciele.
Mychelli contou que foi pisoteada e que foi socorrida por um desconhecido. "Os seguranças seguraram o pessoal porque eles acharam que tinha dado briga, e tentaram acalmar todo mundo. Até eles verem que a fumaça começou a sair pra fora. Depois disso, eles mesmos começaram a puxar o pessoal para fora da boate e arrancaram uma grade de proteção da área de fumantes", explica.
"Durante esses minutos que eles começaram a segurar, foi onde as pessoas começaram a se apavorar e foram para os banheiros. Eu acho que desde o início, eles [os seguranças] já deveriam ter liberado as pessoas desde o início do tumulto", completa.
Incêndio ocorreu durante a madrugada de domingo (27), em Santa Maria  (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)Incêndio ocorreu durante a madrugada de domingo (27), em Santa Maria
(Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
Em nota, a direção da boate classificou o ocorrido como uma "fatalidade". De acordo com o texto, a empresa está em "situação regular" e se coloca à disposição das autoridades. "A BOATE KISS, por sua direção, vem a público manifestar a todas as famílias das vítimas o seu maior sentimento de dor e de solidariedade em decorrência da lamentável tragédia, ocorrida nesta madrugada, nas suas dependências. A bem da verdade diante dos inúmeros boatos a respeito do ocorrido deseja esclarecer que a situação da empresa se encontra regular, contando com todos os equipamentos previsíveis e necessários para o sistema de proteção e combate contra o incêndio, aprovado pelo Corpo de Bombeiros, adequado às necessidades da casa e de seus frequentadores", diz um trecho da nota.
Providências no Paraná
Em virtude da tragédia, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), anunciou no domingo que irá realizar uma reunião na Secretaria Municipal de Urbanismo nesta segunda-feira (28) para analisar e rever os procedimentos de concessão de alvará para casas noturnas.
Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e no RSS.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...