Estudo divulgado pelo paulistano Jornal Valor Econômico coloca o Rio Grande do Norte como o campeão nacional de compra de votos, de reeleição de prefeitos e inclui Mossoró no roteiro das eleições sob influência do poderio financeiro.
Com base nas quatro últimas eleições municipais (2000, 2004, 2008 e 2012), o estudo coloca o Rio Grande do Norte com média de 71,7% de êxito dos candidatos à reeleição. A reportagem do Valor Econômico ouviu o cientista político da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Antônio Spinelli, que explicou que isso resulta do fato de a maioria dos municípios potiguares ser de extrema pobreza e com população dependente dos recursos públicos.
O texto cita a incapacidade de realizar obras e benfeitorias. Daí a necessidade de compensação encontrada pelos prefeitos com a prática generalizada do clientelismo, da cooptação de lideranças e do uso e abuso da máquina administrativa.
“Na época da eleição, os prefeitos colocam a máquina para funcionar de modo avassalador. Há um uso massivo e indiscriminado das finanças para se reeleger. A compra de votos é generalizada”, afirma Spinelli. No trecho seguinte a matéria traz a afirmação de que “com pouca fiscalização, a véspera da eleição é tida como o dia mais importante de campanha, quando grupos de trabalho saem pela noite e varam a madrugada distribuindo cestas básicas, camisetas e outros agrados aos eleitores.
Denúncias, geralmente, são feitas pelos adversários políticos, mas os processos não são concluídos e não há punição na maior parte dos casos”. Na reportagem o cientista político cita Mossoró como meio de perpetuação por um único grupo político através de reeleições consecutivas e força da máquina pública. “Será, na prática, o sexto mandato dela, Rosalba, ou delas, já que todas são mulheres”, acrescentou.
Fonte: O Mossoroense