terça-feira, 12 de outubro de 2021

Presidente Jair Bolsonaro visita Aparecida no Dia da Padroeira e ouve aplausos e vaias

 

Viagem não estava prevista no calendário oficial. Vídeo da chegada ao santuário mostra o presidente de máscara recebendo aplausos, vaias e gritos de apoio e críticas. Mais cedo, sem citá-lo, arcebispo de Aparecida disse que 'para ser pátria amada não pode ser pátria armada'.

Por g1 Vale do Paraíba e Região


Presidente Jair Bolsonaro visita Aparecida no Dia da Padroeira — Foto: Peterson Grecco/TV Vanguarda

Presidente Jair Bolsonaro visita Aparecida no Dia da Padroeira — Foto: Peterson Grecco/TV Vanguarda

O presidente Jair Bolsonaro visitou o Santuário Nacional, maior templo católico do país, na tarde desta terça-feira (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida. Ele chegou à Basílica por volta de 13h30, foi recebido por muitos aplausos e algumas vaias e participou de uma missa em homenagem à Santa.

Na chegada ao local, o presidente usava máscara de proteção contra Covid. Na missa das 14h, ele fez uma leitura e tirou a máscara só neste momento. O presidente comungou e participou da consagração da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 Durante a cerimônia, Bolsonaro aparentava cansaço e chegou a ficar com os olhos semicerrados durante um trecho (veja vídeo abaixo).

Bolsonaro é visto com olhos semicerrados durante missa na Basílica de Aparecida

Depois do encerramento da missa, o presidente subiu no altar e tirou uma foto com o arcebispo Dom Orlando Brandes usando máscara. Na sequência, retirou o item de proteção e posou para uma nova foto com o ministro da Cidadania, João Roma, o padre Américo Dalbelo e o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Muitos romeiros se aglomeraram na saída do presidente do local (veja vídeo abaixo). Ele foi embora de helicóptero às 15h47.

O presidente estava em Guarujá, no litoral paulista, desde sexta-feira (8) e foi para Aparecida de helicóptero. Até o momento da viagem, não havia previsão dela na agenda oficial do presidente.

Presidente Jair Bolsonaro visita Santuário Nacional no Dia da Padroeira

Corpo do ex-governador Lavoisier Maia é sepultado na Grande Natal

 

O ex-governador do Rio Grande do Norte, Lavoisier Maia Sobrinho, que morreu na manhã de segunda-feira (11), aos 93 anos, foi sepultado com honras de chefe de estado no início da tarde desta terça-feira (12) na Grande Natal.

O caixão foi transportado por um caminhão do Corpo de Bombeiros da Catedral Metropolitana de Natal – onde ocorreu o velório e uma missa – até o cemitério Morada da Paz, em Parnamirim.

A cerimônia também contou com guarda de honra e salva de tiros da Polícia Militar. Em decreto publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial, o governo do Rio Grande do Norte decretou três dias de luto oficial.

A sepultamento foi acompanhado por familiares, amigos e admiradores do político, que também estiveram na missa de corpo presente da catedral.

Segundo a família, Lavoisier morreu em decorrência uma sepse – infecção generalizada, que estava sendo tratada. A família chegou a divulgar um boletim médico sobre o tratamento no início de outubro.

Médico e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lavoisier foi o 44º governador do Rio Grande do Norte, exercendo o mandato no período de 15 de março de 1979 a 14 de maio de 1982. Também foi Senador da República, deputado federal por dois mandatos e deputado estadual.

Além da esposa, Lavoisier deixa quatro filhos: Ana Cristina, Márcia, Lauro e Cintia Maia, 13 netos e 3 bisnetos.

Com informações G1 RN.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Shopping Via Direta terá de pagar multa à vereadora trans Thabatta Pimenta por inibir uso ao banheiro feminino

  O Shopping Via Direta, de Natal, foi condenado a pagar R$ 5 mil, a título de indenização por danos morais, após caso de transfobia contra ...