quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Prefeitura de TACIMA/PB inicia cadastro de agricultor para Programa Corte de Terra

 As comunidade de Bonsucesso,  lagoa do combrio, receberam nesta quarta feira 02/02/2022 as equipes da secretaria de Agricultura,  para atualização e novos cadastros de agricultores para o programa Corte de Terra 2022. O programa oferece aragem e preparação do solo para pequenos produtores rurais do município.

VEJA O CRONOGRAMA



O trabalho de atualização cadastral começou  e já está percorreu outras 09 comunidades. “A licitação também já está em andamento para que nas primeiras chuvas de janeiro o Corte de Terra 2022 possa começar”, afirmou secretario de agricultura, Bilac Soares


Se


Neste ano se deus quiser, com a chegada das chuvas, a gente vai conseguir aumentar a produção de milho, feijão e do maior produto que nós temos aqui no município, que”, concluiu secretario Bilac.

POR QUE O SEXO PODE CAUSAR MORTE SÚBITA EM HOMENS E MULHERES JOVENS

 

Foto: Reprodução / Unsplash

Uma vida sexual ativa está associada a um estilo de vida saudável. Em geral, o sexo tem muitos benefícios físicos e psicológicos, incluindo redução da pressão alta, melhorar o sistema imunológico e ajudar a dormir melhor.

O ato libera oxitocina, substância conhecida como hormônio do amor, que é importante na construção da confiança e do vínculo entre as pessoas. Mas há um lado sombrio: é possível morrer durante ou logo após o sexo, mesmo se você for uma pessoa jovem.

Segundo informações do site especializado The Conversation, a incidência disso, felizmente, é extremamente baixa e representa 0,6% de todos os casos de morte súbita. Na maioria dos casos, a morte associada à atividade sexual é causada pelo esforço físico, medicamentos prescritos (como aqueles para tratar a disfunção erétil) ou drogas ilegais, como cocaína – ou ambos.

O risco aumenta à medida que as pessoas envelhecem. Um estudo feito na Alemanha, que analisou 32.000 mortes súbitas, durante um período de 33 anos, descobriu que 0,2% dos casos ocorreram durante a atividade sexual. Em geral, as vítimas eram homens, com em média 59 anos de idade e a causa mais frequente foi um ataque cardíaco. Trabalhos de morte súbita cardíaca e atividade sexual dos EUA, França e Coréia do Sul mostram achados semelhantes

Pessoas jovens também correm risco

Entretanto um estudo recente, publicado na revista JAMA Cardiology, mostrou que esse fenômeno não se limita apenas aos homens de meia-idade. Pesquisadores da Universidade de Londres investigaram a morte súbita cardíaca em 6.847 casos encaminhados ao centro de patologia cardíaca de St George’s entre janeiro de 1994 e agosto de 2020.

Destes, 0,2% ocorreram durante ou dentro de uma hora após a atividade sexual. A idade  média das vítimas foi de 38 anos e 35% dos casos ocorreram em mulheres, o que é maior do que em estudos anteriores

Outro dado interessante: essas mortes geralmente não foram causadas por ataques cardíacos, como visto em homens mais velhos. Em metade dos casos (53%), o coração foi estruturalmente normal, mas um ritmo cardíaco anormal súbito chamado síndrome da morte arrítmica súbita ou SADS foi a causa da morte

A dissecção da aorta apareceu como a segunda maior causa, responsável por 12% dos óbitos. O problema ocorre quando as camadas na parede da grande artéria do coração que fornece sangue ao redor do corpo se rompem e o sangue flui entre as camadas, fazendo com que ele inche e estoure.

Os casos restantes foram devidos a anomalias estruturais, como cardiomiopatia (uma doença do músculo cardíaco que torna mais difícil para o coração bombear sangue para o resto do corpo) ou de um grupo raro de condições genéticas conhecidas como canalopatias.

Apesar dos resultados, David C Gaze, professor sênior de Patologia Química na Universidade de Westminster ressalta, em artigo publicado no The Conversation, que a baixa incidência de morte nesses estudos sugere que o risco de morte súbita durante o sexo é muito baixo, mesmo em pessoas com problemas cardíacos existentes. Ele tambpem recomenda que adultos jovens que foram diagnosticados com essas condições, procurem aconselhamento de um cardiologista sobre o risco associado à atividade sexual.

Agência O Globo

GOVERNO DA PROFESSORA FÁTIMA BEZERRA OFERECE APENAS 12,5% AOS PROFESSORES E AMEAÇA ATRASO SALARIAL SE PAGAR 33,24%, DIZ SINSP

 

Fotos: Reprodução

Na reunião desta segunda-feira (31) com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE-RN), o governo ofereceu apenas 12,5% de reajuste no piso do Fundeb, apesar de ser obrigado a pagar 33,24% como anunciado pelo MEC.

O governo ainda argumentou que não tem condições de pagar o índice nacional porque têm que repassar o mesmo aumento aos aposentados e com isso o governo seria obrigado a atrasar os salários.

Lembrando que a negociação só deve acontecer caso o governo queira aumentar a porcentagem indicada pelo governo federal. Negociação para diminuir não existe. A Lei do Piso tem de ser cumprida. O governo só tem a opção de concordar ou ampliar a porcentagem. Abaixo disso não é legal.

O governo ainda ameaça atrasar os salários dos servidores caso a Lei seja cumprida. Apesar de ter arrecadado e recebido R$ 2,2 bilhões a mais que esperava em 2021, o governo diz não ter como dar o aumento.

Ainda de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do RN (SINSP/RN), dinheiro tem, até porque ativos são pagos com recursos do FUNDEB, mas falta vontade política do governo.

Do Sinsp/RN

AVIÃO BALANÇA COM VENTO E QUASE TOMBA EM ATERRISSAGEM; ASSISTA

 

Foto: Reprodução

Enquanto tempestades atingem o Reino Unido, surgiram imagens de um piloto fazendo um pouso particularmente desafiador – mas não antes de o avião parecer quase tombar e raspar a traseira na pista.

O voo 1307 da British Airways fez a rota de Aberdeen para Londres na segunda-feira (1), mas a viagem de 80 minutos teve uma chegada instável.

Pousando em Heathrow, o avião, um Airbus A321neo, foi visivelmente atingido pelos ventos, antes de tocar o solo com uma das rodas, balançando para cima e para baixo novamente, inclinando precariamente para a esquerda e depois parecendo encostar a parte traseira da aeronave na pista, enquanto os pilotos abortavam o pouso e arremetiam o avião, decolando novamente para tentar pousar em segurança.

Jerry Dyer, que filmou o pouso dramático, disse à CNN que o evento “só mostra como os pilotos são habilidosos”.

Assíduo em Heathrow, onde filma aviões pousando e decolando para seu canal no YouTube, o Big Jet TV, Dyer havia chegado apenas alguns minutos antes do pouso.

Embora o Reino Unido tenha sido atingido pelos ventos de cerca de 145 km/h da tempestade Corrie, que matou duas pessoas e deixou muitas outras sem energia, Dyer disse que a situação do vento em Heathrow não era tão ruim – ele estima a velocidade dos ventos em cerca de 32 km/h – mas foi uma rajada forte, que afunilou entre dois prédios e atingiu a pista, que quase derrubou o avião.

Os rastreadores de voo mostram o avião atingindo o nível do solo a 225 km/h pouco antes do meio-dia, antes de subir abruptamente a uma altitude de 1.173 metros em quatro minutos.

Ele aterrissou pela segunda vez 16 minutos depois. Não foi confirmado se a traseira da aeronave realmente atingiu o chão, ou apenas pareceu ter batido.

Dyer ficou três horas filmando e viu um outro avião arremeter, bem como muitos lutando com as rajadas de vento.

Um porta-voz da British Airways disse à CNN: “Nossos pilotos são altamente treinados para gerenciar uma variedade de cenários, incluindo condições climáticas extremas, e nossa tripulação pousou a aeronave com segurança. Nossos clientes e tripulação desembarcaram normalmente”.

E não apenas eles desembarcaram normalmente, mas o fizeram oito minutos antes do previsto – finalmente pousando às 12h17.

Stephen Flynn, o outro político no voo, postou no Twitter após o desembarque: “Posso confirmar que isso não foi agradável”.

CNN Brasil

MORAES MANDA À PGR PEDIDO PARA INVESTIGAR BOLSONARO POR DESOBEDIÊNCIA

 

Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), encaminhou à PGR (Procuradoria-geral da República) um pedido de investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Protocolada por um advogado de Santa Catarina, a notícia-crime afirma que Bolsonaro cometeu o delito de desobediência ao faltar a um depoimento marcado por Moraes para a última sexta-feira (28).

Caberá à PGR analisar o caso e decidir se abre ou não um inquérito contra o presidente. Bolsonaro havia sido intimado a depor para falar sobre o vazamento de um inquérito da PF (Polícia Federal) que tratava de um ataque hacker ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para questionar a segurança do sistema eleitoral, Bolsonaro publicou informações sigilosas em suas redes sociais em agosto.

O autor da notícia-crime é o advogado Ricardo Bretanha Schmidt, que já entrou com outras ações no Supremo contra o presidente. Ainda na sexta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) já havia protocolado um pedido para que Bolsonaro fosse enquadrado no crime de desobediência por faltar à audiência. Previsto no Código Penal, o crime de desobediência prevê de 15 dias a 6 meses de prisão, além de multa.

UOL

Educação Governo cancela audiência para tratar de reajuste do piso nacional e professores ameaçam greve

 

Foto: Instagram/ SINTE/RN

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Rio Grande do Norte subiu o tom na cobrança pela implementação do reajuste do piso nacional da categoria. O Governo do Estado tinha uma audiência com o Sinte marcada para a manhã desta quarta-feira (2), na qual estava previsto a apresentação de uma proposta aos professores. O encontro, porém, foi desmarcado em razão da leitura da mensagem anual que a governadora Fátima Bezerra fará na Assembleia Legislativa a partir das 11h.

Pelas redes sociais, a diretoria do Sindicato criticou de forma dura a postura do Governo. “Diante do silêncio gritante do governo sobre o reajuste do piso e do recente histórico de postergação, o comunicado do Governo ao Sinte/RN soa mais como uma tentativa desrespeitosa de empurrar o caso com a barriga”, afirmou a diretoria do Sindicato.

Uma assembleia geral da categoria vai acontecer hoje a partir das 14h e pelo tom da nota divulgada pela entidade, é possível que uma greve seja aprovada por tempo indeterminado. “A esse tipo de comportamento governamental, o Sinte tem histórico de resposta: greve !”, conclui o comunicado.

Reajuste

Na última reunião entre Governo e Sinte, nenhuma proposta foi apresentada aos professores. O Sindicato reivindica o pagamento dos 33,24% autorizados pelo Ministério da Educação e referente ao piso nacional da categoria. Outra exigência é que os professores aposentados tenham o mesmo tratamento que os trabalhadores da ativa.

Saiba Mais

Seis aeroportos do Nordeste receberão investimentos de quase R$ 2 bilhões; RN fica de fora

 

Foto: Divulgação

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, assinaram, nesta terça-feira (1), no Recife (PE), contratos de financiamento no valor de R$886,9 milhões para reforma dos aeroportos nas cidades de Recife (PE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). Os recursos também serão utilizados na construção de um complexo turístico no centro histórico do Recife. RN fica de fora.

Os três aeroportos operados pela concessionária Aena Brasil fazem parte do bloco Nordeste e devem receber R$790,9 milhões para obras de reforma e modernização. Além dos três equipamentos a serem financiados pelo Banco do Nordeste, outros três aeroportos (João Pessoa-PB, Aracaju-SE e Maceió-AL) também tiveram contratos assinados nesta terça-feira no valor de R$1,2 bilhão. Os seis aeroportos movimentam, aproximadamente, 14 milhões de passageiros por ano e foram cedidos à Aena Brasil por 30 anos.

VÍDEO: Homem é preso após agredir companheira em lanchonete de Tibau do Sul

 


 

Policiais militares do 3º Pelotão de Tibau do Sul prenderam um homem suspeito de agredir a própria companheira, em uma lanchonete, em Tibau do Sul, no litoral Sul potiguar. A prisão ocorreu nessa terça-feira (1), mesmo dia em que o homem desferiu tapas contra a mulher.

A guarnição estava realizando patrulhamento na região, quando recebeu a informação de que uma mulher estava sendo agredida pelo seu esposo, nas proximidades da prefeitura de Tibau do Sul. Ao realizar diligências nas imediações, os militares foram informados que o agressor se encontrava escondido na Secretaria do Meio Ambiente do município. Quando chegou ao local, a equipe encontrou marido e mulher e os questionou separadamente. A adolescente de 17 anos relatou que teria levado um empurrão do companheiro.

A Polícia Militar manteve contato com o proprietário de um estabelecimento da cidade, e por meio de imagens de um circuito interno de segurança, foi identificado que o acusado de 24 anos, agrediu a mulher com tapas no rosto.

Diante dos fatos, a Polícia Militar conduziu o suspeito por crime de violência contra a mulher ao 2º Distrito Policial da Praia de Pipa. Na delegacia, os policiais descobriram que o agressor responde por três crimes na cidade de Patos, na Paraíba.

Tribuna do Norte

Moro fala em privatizar Petrobras e ‘todas as estatais’

 

Foto: Cristiano Mariz

O ex-juiz e pré-candidato à Presidência Sérgio Moro (Podemos) levantou nesta terça-feira (1), a possibilidade de privatizar a Petrobras e “todas as estatais”. Durante visita ao interior paulista, em São José do Rio Preto, o presidenciável classificou a petroleira como “atrasada” no setor de energia e defendeu a criação de um “ambiente favorável” para os negócios no País.

Moro argumentou que o resto do mundo caminha para priorizar a geração de energia limpa, como a solar, em detrimento da fóssil, vinda da exploração de petróleo. “A Petrobras teve papel importante para o País, mas é uma empresa atrasada, que ainda vive da exploração do petróleo, um combustível que o resto do mundo já não está mais usando”, disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

De forma semelhante a Moro, outros presidenciáveis da ‘terceira via’ levantam o argumento da sustentabilidade ao se referirem ao “core-business” da Petrobras. O pré-candidato do Novo, Felipe d’Avila, afirmou recentemente que falta “visão de futuro” a quem propõe manter a petroleira sob domínio do Estado. “O mercado mundial caminha em direção a uma economia de baixo carbono. A escolha certa para o longo prazo é a privatização”, disse d’Avila nas redes sociais.

Estadão

Saiba o motivo que fez Fátima Bernardes decidir sair do Encontro

 

Foto: Divulgação

Há quase 10 anos trabalhando diariamente num programa ao vivo, Fátima decidiu priorizar a vida pessoal e trabalhar menos. Como suas repetidas folgas têm causado estresse em sua equipe, ela achou melhor tirar o seu time de campo e trabalhar num outro projeto.

A jornalista e a emissora estão conversando sobre a possibilidade de ela ter um programa no GNT, mas ainda não há nada certo. Em maio, o programa completa 10 anos no ar e uma série de mudanças vai ocorrer. Ao lado de Fátima vão estar mais duas apresentadoras à princípio. Sandra Annenberg, Maria Beltrão, Tati Machado e Fernanda Gentil estão cotadas para ocupar essas outras duas vagas. Patrícia Poeta corre por fora para assumir a atração sozinha.

Fátima só pode deixar o Encontro em dezembro porque o último contrato de um dos patrocinadores que acertaram merchandising no programa com este formato acaba em dezembro. O departamento da emissora até pode tentar negociar uma possível mudança no contrato, porém, a ideia é não mexer nesse vespeiro.

Metrópoles

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...