sábado, 14 de agosto de 2010


Debate entre os candidatos no RN


O tema da saúde dominou o debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, realizado nessa quinta-feira, pela Band. Estiveram presentes Iberê Ferreira (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM), Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC).

Uma questão sobre o que os candidatos pretendiam fazer para garantir a estrutura necessária para a Copa de 2014 foi escolhida pela produção do evento para abrir o debate. A cidade de Natal, capital do Estado, será uma das sedes do mundial da Fifa no Brasil.

A construção do Aeroporto de São Gonçalo foi citada por Sandro Pimentel, que concentrou críticas na derrubada de uma creche para a construção do Estádio das Dunas. A senadora Rosalba também destacou a necessidade de acelerar a entrega do aeroporto.

Roberto Ronconi questionou o preparo da cidade, enquanto Carlos Eduardo disse que vai investir em transporte, saneamento, segurança e saúde para garantir o turismo pós-Copa. Iberê ressaltou a necessidade de qualificação da mão-de-obra do Estado.

Os ataques começaram a entrar em cena no segundo bloco, quando os postulantes fizeram perguntas entre si. O primeiro a perguntar foi Roberto Ronconi. Ele questionou o atual governador, Iberê Ferreira, sobre como ele via o sistema de saúde no Estado.

o candidato do PSOL, Sandro Pimentel, chegou a usar um tratamento que Iberê fez em São Paulo para combater um cancêr como munição. "O senhor [Iberê] deixou de fazer tratamento em hospital do Estado e foi para o Sírio Libanês. Se estivesse aqui já teria morrido. A saúde está em estado de putrefação", disparou.

A senadora Rosalba Ciarlini, que lidera as pesquisas de intenção de votos, também foi alvo do candidato. No terceiro bloco, Pimentel perguntou a Roberto Ronconi o que o ele achava dos senadores do Estado estarem entre "os piores do país" e "ainda ser candidata ao governo do Estado".

O comentário do candidato do PSOL motivou o primeiro pedido de direito de resposta de Rosalba. O pedido foi negado pela produção e os assessores da candidata entraram no cenário antes mesmo do intervalo ser chamado pelo mediador. A candidata ainda teve outra solicitação de direito de resposta negada durante o debate.

Pimentel insistiu nas críticas contra a senadora do DEM e lembrou que ela foi uma das envolvidas no escândalo das passagens aéreas do Congresso.

Carlos Eduardo também investiu contra Rosalba e perguntou porque o partido da candidata havia entrado com uma ação judicial contra o ProUni quando o programa foi lançado. Em sua resposta, a senadora despistou a questão e defendeu a melhoria dos níveis de educação no Rio Grande do Norte.

Durante as considerações finais, Iberê tentou vincular sua imagem à Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, enquanto Rosalba e Carlos Eduardo citaram suas gestões como prefeitos. Sandro Pimentel prometeu acabar com o analfabetismo e Ronconi disse que pretende trabalhar para "administração humanista". As informações são dos jornais "Tribuna do Norte" e "Diário de Natal". 


Fonte: Band


Rosalba: "A pesquisa só está comprovando a vontade do RN de mudar"

Da governadorável Rosalba Ciarlini, em contato com o Blog pelo telefone, comentando os números do Ibope:
"Não posso dizer diferente: estou muito feliz, e o resultado só dá mais disposição para continuar trabalhando. Recebi a notícia aqui em Assu fiz a convocação para que ninguém baixe a guarda, que todos continuem trabalhando, multiplicando os votos, vão de casa em casa, percorram todo o Rio Grande do Norte. A pesquisa só está comprovando a vontade do RN de mudar, de fazer o Estado acontecer, e esse desafio, se Deus quiser, será vitorioso no dia 3 de outubro, que é o dia da pesquisa pra valer. Esseas pesquisas mostram um indicativo, mas pesquisa para ganhar eleição mesmo, só no dia 3 de outubro. Eu espero que todos possam me ajudar, me dar a mão amiga pois ainda faltam 50 dias. Também fiquei muito feliz com os resultados de Garibaldi e de José Agripino, senadores que orgulham nosso Rio Grande do Norte e que vão continuar como senadores".

Ibope: Em um ano, quem cresceu, quem caiu, quem se manteve

O blogueiro Ricardo Rosado divulgou hoje no seu FatorRRH, uma pesquisa do Ibope, assim como a de hoje, contratada pela Fiern, e divulgada pela InterTV Cabugi, em agosto do ano passado.
Há exato um ano.
Vale a comparação já que se trata de Ibope e Ibope.

Para o governo: 
Rosalba tinha 40% e hoje tem 48%: cresceu 8 pontos em um ano.
Iberê tinha 9% e hoje tem 20%: cresceu 11 pontos em um ano.
Carlos Eduardo tinha 13% e hoje tem 12%: em um ano, caiu um ponto.
Detalhe: Na pesquisa de 12 meses atrás, havia mais dois governadoráveis: Robinson Faria com 11% e João Maia com 8%.
Pelo crescimento de Rosalba e Iberê, certamente Robinson levou os seus para a Rosa e João os seus votos para Iberê.


Para o Senado:

Em agosto de 2009, Garibaldi tinha 62% e hoje aparece com 53%: queda de 9% em um ano.
José Agripino tinha 59% e hoje tem 47%: queda de 12 pontos em um ano.
Wilma de Faria tinha 39% e hoje tem 38%: caiu 1 ponto.

A pesquisa de 2009 incluía Paulo Wagner como candidato a senador e ele aparecia com 14%.
Pelo que se conta aí, os votos de paulo Wagner estão soltos...e nem foram para Garibaldi, nem para Agripino e nem para Wilma.
Comparem, pois.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Fugitivos de Mossoró estariam esgotados, mancando e dormindo em cavernas

  Há mais de 40 dias escapando dos cercos montados pelas forças de segurança que integram a operação de buscas, os criminosos Deibson Cabral...