O
Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Projeto Governo Cidadão e da
Secretaria de Estado da Administração (Sead), inaugurou oficialmente a
sede própria da Central do Cidadão localizada no município de Santa
Cruz, na região Trairi.
O
investimento, superior a R$ 2 milhões, viabilizado pelo empréstimo
estadual com o Banco Mundial, serviu para construção de uma sede própria
e aquisição de equipamentos que possibilitaram a melhoria na qualidade
dos mais de 12 mil atendimentos mensais. Agora, o prédio segue o novo
padrão estabelecido para as Centrais, oferecendo mais conforto e
comodidade para usuários e servidores.
“Nosso
governo está comprometido em promover dignidade à população do interior
e o melhor espaço para alcançar essa meta é prestando serviços de
excelência nas Centrais do Cidadão de todo o estado”, reafirmou a
governadora Fátima Bezerra, durante a inauguração oficial realizada
nesta sexta-feira (03).
Além
dos cerca de 40 mil habitantes do município, a unidade atende os
moradores das cidades vizinhas, como Tangará, São Bento do Trairi, Lajes
Pintadas, Campo Redondo, Japi e Sítio Novo.
22 Centrais beneficiadas via Governo Cidadão
A
iniciativa integra a ação de construção de 16 novas sedes próprias das
Centrais do Cidadão para dinamizar e garantir mais conforto aos
usuários, além da reforma de outras seis, totalizando 22 unidades. O
Governo do Estado está investindo R$ 51 milhões em Centrais do Cidadão
pelo RN, nos municípios de Alexandria, Apodi, Assú, Caicó, Caraúbas,
Ceará-Mirim, Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró
(Rodoviária), Natal (Zona Sul, Norte e Oeste/Rodoviária), Nova Cruz,
Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São José de Mipibu,
São Miguel e São Paulo do Potengi.
O
Programa é conduzido pela Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão
(Codaci), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead). Já
foram entregues 13 unidades pelo Governo do RN e há quatro em construção
(três em Natal e uma em Macaíba).
Santa Cruz: R$ 6 milhões em investimentos
O
secretário Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas) e coordenador
do Projeto Governo Cidadão, destacou que “somente pelo Governo Cidadão, a
gestão estadual está investindo R$ 6 milhões em quatro ações diferentes
no município, que incluem reformas de escolas e investimentos
comunitários de obras hidroambientais”.
Serviços
Os
serviços disponibilizados na Central do Cidadão de Santa Cruz são os de
pagamento de taxas e boletos, orientações referentes à Carteira de
Trabalho, emissão de carteiras de identidade, Defensoria Pública,
regularização do Título de Eleitor, entre outros.
O
prédio fica na rua São Félix, 189, no conjunto Cônego Monte e funciona
das 07h às 13h. Devido à pandemia, os atendimentos estão sendo
realizados mediante agendamento prévio, como medida de biossegurança.
Para agendar atendimento do ITEP, o cidadão precisa acessar
www.centraldocidadao.rn.gov.br e clicar em “Registro Geral”. Para
agendar atendimento do DETRAN, o usuário deve acessar www.detran.rn.gov.br e clicar em “Agendamentos”.
Cidadãos
que necessitem de atendimento presencial têm que seguir protocolos
sanitários como usar corretamente a máscara durante todo o tempo de
permanência e permitir a higienização das mãos com álcool 70% ao entrar e
sair da unidade.
Sobre o Programa Central do Cidadão
Oferece,
de forma integrada, um conjunto de serviços públicos essenciais em um
único espaço, em local de fácil acesso à população. Trata-se de uma
forma de descentralizar serviços da estrutura administrativa tradicional
dos diversos órgãos da administração pública.
Há
27 unidades das centrais em 23 municípios: Alexandria, Alto do
Rodrigues, Apodi, Assú, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim,
Currais Novos, João Câmara, Macaíba, Macau, Mossoró (02), Natal (04),
Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo
do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel e São Paulo do Potengi.
As
unidades de Alto do Rodrigues, Canguaretama, Mossoró (Shopping
Estação), Natal (Alecrim) e São Gonçalo do Amarante seguem recebendo
melhorias através da Codaci/Sead para que todas as Centrais do Cidadão
do Rio Grande do Norte tenham padronização no modelo de atendimento e
qualidade nos serviços.