domingo, 10 de abril de 2016

/ SAÚDE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA QUARTA E DEVE IMUNIZAR 124 MIL PESSOAS EM JP; VEJA O CALENDÁRIO




Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou o calendário de vacinação contra a gripe. A campanha começa na próxima quarta-feira (13) e tem como meta imunizar 124 mil pessoas. Esse número corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco.
A SMS recebeu nesta quinta (7) 24% do total da meta de doses da vacina. A programação segue até o dia 29 de abril, vacinando os trabalhadores de saúde, da rede pública e privada, que representa cerca de 20 mil pessoas.

Para o início da campanha, foram designados cinco equipes da secretaria com enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão realizar o trabalho de vacinação nos serviços na rede hospitalar, entre Unidades de Pronto Atendimento (UPA's), hospitais e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

"Os trabalhadores da área de saúde, que atuam diretamente com o atendimento de pessoas, estão com a exposição e riscos aumentados, além de também ser um veículo de disseminação da doença. Por isso começaremos nossa campanha ‘cuidando do cuidador'", explicou a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da SMS, Chiara Dantas.

No dia 30 de abril, dia de mobilização nacional da campanha, seguindo o calendário de vacinação, serão imunizados todos os demais grupos de risco: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

No dia D, as doses estarão disponíveis em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde e em pontos móveis estratégicos nos cinco distritos sanitários. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Contraindicações - A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Precauções - Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação, até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Como prevenir - "Para evitar algumas doenças é imprescindível a higiene das mãos e dos ambientes", orientou a coordenadora do setor de imunização da SMS. "Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal", completou.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

Dia D - "No dia 30 de abril, dia nacional de mobilização da campanha, estamos preparando uma grande estrutura na Praça da Independência, com brincadeiras, palhaços, pula-pula, pipoca, algodão doce entre outros, para que a campanha seja atrativa para as crianças também. Faremos uma grande mobilização de promoção e prevenção à saúde para alcançarmos a meta e termos a certeza de que a população pessoense estará imunizada", ressaltou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.
Cronograma da campanha de vacinação contra a gripe:
13 e 14.04.2016 - Trabalhadores de Saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPA's) Oceania e Célio Pires de Sá.
15.04.2016 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
18 a 29.04.2016 - Trabalhadores de Saúde da rede hospitalar.
30.04.2016 - Dia de mobilização nacional da Campanha de Vacinação - Para todos os grupos de risco.
fonte. www.tambau247.com.br

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...