quarta-feira, 30 de junho de 2021

URGENTE: Bolsonaro participou do esquema de corrupção desde o 1º dia, diz relator da CPI

 

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse nesta quarta-feira (30/6), que o presidente Jair Bolsonaro não cometeu crime de prevaricação. “Ele participou do esquema desde o primeiro dia”, agravou.

Para o relator, o crime de Bolsonaro não é prevaricação –que seria mais tolerável–, mas de participação na corrupção na compra de vacina.

 “Desde o primeiro dia, o presidente interveio a favor da vacina indiana Covaxin”, frisou o senador antes do início da sessão de hoje.

De acordo com o relator da CPI, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, era o intermediador da propina na compra de 20 milhões de doses do imunizante.

Para Renan, a desistência anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, seria uma confissão de culpa de Bolsonaro.

O relator da CPI da Covid disse que a comissão irá aprovar a prorrogação da comissão de investigação. No entanto, registrou, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se posiciona contra.

“Ele [presidente do Senado] não tem poder para isso. Está arrumando um ‘recesso branco’ para inviabilizar o trabalho da comissão. Não vai conseguir”, avisou Renan Calheiros.


 

 

Ciro perde de Lula e Bolsonaro até no Ceará; confira a pesquisa

 


Segundo a Paraná Pesquisas, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) perde de Lula e de Jair Bolsonaro até em seu reduto eleitoral –o estado do Ceará.

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial no Ceará com 45,9% das intenções de voto enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em segundo lugar, tem 19,4%.

Em terceiro lugar, Ciro aparece com 13,3%.

No cenário principal apresentado pelo instituto de pesquisas, Lula venceria no primeiro turno se o Brasil fosse o estado do Ceará.

Desaprovação de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro é desaprovado por 65,7% dos cearenses ante 29,8% que o aprovam.

A Paraná Pesquisas ouviu 1.528 eleitores no estado do Ceará entre os dias 25 e 29 de junho de 2021. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

 

 

 

Desemprego bate recorde de 14,7%, diz IBGE


 

O número de pessoas desempregadas no Brasil subiu 3,4% no trimestre encerrado em abril deste ano, elevando a taxa de desocupação para 14,7%. Frente ao trimestre encerrado em janeiro, quando a taxa ficou em 14,2%, o aumento foi de 0,4 ponto percentual, o que representa mais 489 mil pessoas desocupadas, totalizando 14,8 milhões de pessoas em busca de trabalho no país. A alta ante o mesmo trimestre móvel de 2020 é de 2,1 pontos percentuais.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, tanto a taxa quanto o contingente de desocupados mantêm o recorde registrado no trimestre encerrado em março, no maior nível da série comparável, iniciada em 2012.

“O cenário foi de estabilidade da população ocupada, com 85,9 milhões, e crescimento da população desocupada, com mais pressão sobre o mercado de trabalho. Depois de um ano como o de 2020, onde milhões de pessoas perderam trabalho, é de se esperar que tenhamos muitas pessoas buscando trabalho, depois de uma queda tão acentuada na ocupação.”Ela explica que a procura por emprego continua alta, mas a oferta de vagas ainda está baixa, ou seja, a resposta do setor produtivo para absorver esses trabalhadores não está sendo suficiente.  by, Blog do Esmael

 

 

 

PF investiga fraudes em contratos celebrados entre empresa de tecnologia e órgãos públicos federais no RN, PB, CE, RJ, GO e DF

 

Foto: Reprodução/ PF

Um esquema criminoso, que desviou ao menos R$ 16 milhões de três órgãos públicos federais a partir de contratos fraudulentos, foi alvo da Operação Bouchonée, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (29). Policiais federais cumpriram um total de 50 mandados de busca e apreensão em diferentes estados – inclusive no Ceará.

De acordo com a PF, os contratos fraudulentos foram celebrados entre uma empresa do ramo de Tecnologia da Informação (TI) e o Ministério da Integração Nacional (MI), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), nos anos de 2017 e 2018. A organização criminosa ainda tentou firmar um contrato com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), mas não foi concretizado.

A Justiça Federal determinou o cumprimento de 50 mandados de busca e apreensão, em endereços no Ceará, no Distrito Federal, em Goiás, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Segundo a PF, em território cearense foi cumprido apenas um mandado de busca e apreensão, no Município de Icapuí.

As fraudes iniciaram em uma licitação do Ministério da Integração Nacional, que resultou na criação de uma ata de registro de preços, instrumento que viabilizou que outros órgãos contratassem diretamente a empresa de TI investigada, por meio de adesões a essa ata.

A PF cita que os investigados criaram uma espécie de “kit adesão”, com minutas e modelos de documentos necessários para que outros órgãos formalizassem a adesão à ata de registro de preços. O “kit” era repassado aos servidores públicos cooptados, que, mediante o pagamento de propina, iniciavam o processo de adesão à ata do MI.

LAVAGEM DE DINHEIRO EM LOJAS DE VINHOS

A Polícia Federal apurou que os investigados realizaram lavagem de dinheiro em lojas de vinhos. Somente uma loja recebeu transferências de mais de R$ 3 milhões da empresa de Tecnologia da Informação, em um período de apenas quatro meses.

Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 50 anos de prisão.

Diário do Nordeste – Verdes Mares

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em Natal e mais 45 cidades do RN

 

O portal G1-RN informa que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em 46 cidades do Rio Grande do Norte a partir das 21h desta terça-feira (29) até 11h da quarta (30). (Veja a lista de cidades no fim). O órgão aponta que as chuvas podem chegar a 20 a 30 milímetros por hora ou até a 50 milímetros por dia.

 

Além do Rio Grande do Norte, as chuvas também atingem cidades de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão. Veja a lista das cidades potiguares AQUI em matéria na íntegra.

Profissionais da Enfermagem paralisam nesta quarta-feira (30) em todo o país; em Natal, ato acontece em frente ao Walfredo

 Salários baixos e carga horária extenuante levam profissionais da Enfermagem a paralisar no Rio Grande do Norte e em todo o país. Os profissionais clamam pela aprovação do Projeto de Lei 2564/2020 que institui o Piso Nacional digno e a Jornada de 30 horas.

As manifestações acontecem nesta quarta-feira ( 30 de junho), no que está sendo chamado de Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem. A paralisação será de 24 horas, no entanto, entidades representativas estão organizando atividades públicas para chamar a atenção da população e dos parlamentares para a aprovação do projeto de lei.

Em Natal, a pré-concentração será na praça Ângelo Varela, no bairro Tirol, em frente a sede do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte (SINDERN) a partir das 8 horas e seguindo até às 14 horas. Após esse horário, os profissionais da Enfermagem seguem em comboio até ao encontro dos demais trabalhadores nas proximidades do Hospital Rio Grande, onde terá início às atividades. Juntos enfermeiros, técnicos, auxiliares, parteiras e demais profissionais da saúde que apoiam a luta salarial da Enfermagem seguem pelas ruas, finalizando a programação em um ato público em frente ao hospital Walfredo Gurgel.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...