sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue ao SUS

 


O Ministério da Saúde decidiu incorporar a vacina da dengue Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A ministra Nísia Trindade anunciou nesta quinta-feira (21) que a vacinação com o novo imunizante deve começar em fevereiro de 2024.

“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela”, escreveu a ministra no X, o antigo Twitter.

O registro da Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano.

O imunizante é o primeiro liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.

  • De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos;
  • É aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações;
  • Vacina é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença;
  • Ela também poderá ser aplicada em quem já teve a doença.

Portanto, não há distinção entre quem teve ou não a dengue, desde que esteja dentro da faixa etária estipulada pela agência reguladora para aplicação das doses.

Até este ano, a única vacina contra a dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Entretanto, o imunizante é recomendado somente para quem já foi infectado com o vírus da dengue. Essa vacina protege contra uma possível segunda infecção, que, no caso da dengue, pode se manifestar de forma mais agressiva e levar à morte.

Número de doses e público-alvo

Inicialmente, ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação não será em larga escala: o SUS oferecerá 6,2 milhões de doses ao longo de 2024.

Como o imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, cerca 3,1 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.

O cronograma de entrega proposto pela fabricante para as doses da vacina é o seguinte: 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.

Sem dar mais detalhes, a pasta disse que nesse primeiro momento a vacinação será focada em “público e regiões prioritárias”.

g1

Parnamirim dispõe de medicação para tratamento de COVID em sua rede de Saúde

 


A rede municipal de saúde de Parnamirim está abastecida com o medicamento PAXLOVID, para tratamento da COVID-19.

Os usuários que forem atendidos nas unidades básicas da rede pública, realizarem testes rápidos e receberem a prescrição médica já podem levar o receituário até o SAE – Serviço de Atenção Especializada, para a retirada da medicação.

Para receber o remédio, o cidadão precisa levar documento com foto, cartão SUS, laudo do exame (resultado reagente) e receituário médico com a prescrição.

A prefeitura informa que usuários da rede privada de saúde, residentes no município, também podem fazer a retirada da medicação no SAE. Para isso devem levar os mesmos documentos.

O SAE está localizado na Av. Professor Clementino Câmara, 471, COHABINAL (ao lado da Joinha Lanches).

Riachuelo (RN): MDB confirma o nome de Mara Cavalcanti como pré-candidata a prefeita

 

O Movimento Democrático Brasileiro no Rio Grande do Norte (MDB-RN) realizou, na noite de ontem (21), um grande encontro no município de Riachuelo (RN), que reuniu uma multidão entusiasmada. O destaque da noite foi a confirmação do nome da ex-prefeita Mara Cavalcanti como pré-candidata a prefeita nas Eleições 2024. O evento contou com as presenças do ex-senador Garibaldi Filho e do presidente estadual do partido, vice-governador Walter Alves.

O encontro foi marcado pela energia contagiante da “nação bacurau” e pela expressiva participação da população e de lideranças locais e da região. “É gratificante retornar a Riachuelo e rever tantos amigos. Poder olhar nos olhos das pessoas e dizer que o MDB tem serviço prestado à população em várias áreas. Por isso estamos, mais uma vez, apoiando o nome de Mara como pré-candidata a prefeita”, disse Walter Alves.

O ex-senador Garibaldi Filho elogiou a trajetória e a competência da pré-candidata, ressaltando a importância de sua experiência anterior como gestora municipal em dois mandatos. “Riachuelo merece uma liderança comprometida e capacitada, e Mara Cavalcanti é a pessoa certa para isso. Juntos, vamos trabalhar para conseguir as melhorias que a cidade merece”, afirmou.

O encontro do MDB em Riachuelo não apenas consolidou a pré-candidatura de Mara Cavalcanti, mas também evidenciou a força política e a história do partido na região. “Estamos prontos para debater com a população os problemas de Riachuelo. Mais uma vez coloco meu nome à disposição. Vamos em frente”, disse Mara.

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...