quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Governadora autoriza novo concurso público para UERN

 

Fátima Bezerra assina autorização para concurso da UERN. Foto: Raiane Miranda

A governadora Fátima Bezerra assinou nesta quarta-feira (29) a autorização para a realização do novo concurso público para professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Este é o primeiro ato do Governo do Estado com a nova diretoria da Instituição.

A governadora Fátima Bezerra, ao lado da nova reitora Cicília Maia e do vice-reitor Francisco Dantas, com toda a equipe administrativa da Universidade, determinou que a instituição juntamente com a Secretaria de Planejamento e Finanças (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) iniciem as providências para a realização do concurso. “Este é um ato muito sonhado, detalhado e esperado”, frisou Fátima Bezerra.

Durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (28), que marcou a posse da nova reitoria, Assembleia Universitária e o aniversário de 53 anos da Uern, a governadora sancionou a Lei que extingue a lista tríplice nas eleições da instituição, quando também anunciou o projeto de autonomia financeira da Uern que será enviado para a Assembleia Legislativa.

“É muito primorosa para o desenvolvimento de nosso Estado”, destacou ao assinalar que a universidade está presente de forma direta em 17 municípios potiguares, tem sete campi, 11 núcleos, 32 cursos de graduação, cerca de 12 mil alunos, mais de mil estudantes na pós-graduação, dois cursos de residência médica e quatro de doutorado. Mais de 50 mil jovens já receberam o grau de nível superior pela Uern.

Segundo a reitora Cicília Maia, a assinatura da autorização para o concurso é mais uma pauta concreta da agenda da governadora nas instalações da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. “Governadora, tenha certeza que este é mais um ato histórico”, disse, dirigindo-se à chefe do Executivo estadual e nominando o momento como histórico.

A nova reitora enfatizou que há toda expectativa da comunidade universitária e da sociedade também sobre esse concurso público com vagas nas diversas áreas de conhecimento e também nos diversos cargos.

Prefeito de Nova York pede a Michelle que convença Bolsonaro a se vacinar

 

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

O prefeito democrata de Nova York, Bill de Blasio, pediu nesta quarta-feira, 29, que a primeira-dama Michelle convença o presidente Jair Bolsonaro a se vacinar. “Assim ele pode parar de ser um perigo para os outros”, escreveu de Blasio em postagem no Twitter.

Blasio fez o comentário ao compartilhar uma matéria do The New York Times. O texto informa que Michelle, “esposa do orgulhosamente não vacinado presidente brasileiro”, decidiu se imunizar durante passagem por Nova York, quando acompanhou a comitiva brasileira que participou da Assembleia Geral da ONU, na semana passada.

Esta não é a primeira vez que Blasio comenta o status de vacinação do presidente brasileiro. No dia 20 de setembro, pouco antes da Assembleia Geral, o democrata escreveu que, se o presidente não pretendia se vacinar, nem deveria ir à Nova York. “Com os protocolos em vigor, precisamos enviar uma mensagem a todos os líderes mundiais, principalmente Bolsonaro, do Brasil, que se você pretende vir aqui, você precisa estar vacinado”, escreveu também no Twitter. Três dias depois, o prefeito voltou à rede social para postar “Não seja como Jair Bolsonaro, seja como (príncipe) Harry e Meghan. Vacine-se”, em referência a uma campanha do casal.

A participação de Bolsonaro na Assembleia Geral se tornou uma questão após o presidente do evento, Abdullah Shahid, comunicar a diplomatas do mundo todo que defendia a exigência de comprovante de vacinação contra a covid-19 para liberar a entrada no plenário. Bolsonaro, que se recusa a tomar a vacina, seria o primeiro a discursar. A ONU mudou sua posição poucos dias antes do evento.

Sem vacina, Bolsonaro precisou contornar as regras de Nova York. Impedido de entrar em áreas internas de restaurantes, comeu ao lado de fora da churrascaria Fogo de Chão e jantou pizza na calçada com sua comitiva. Ainda durante a Assembleia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testou positivo para a doença e colocado em isolamento por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outros integrantes, incluindo o filho mais velho do presidente, Eduardo Bolsonaro, também foram contaminados.

Fonte: Estadão

Lula afirma que Petrobras aumenta preços para pagar acionista nos EUA

 

Ex-presidente Lula. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira (29) a política de preços da Petrobras e afirmou que a estatal eleva os preços dos combustíveis cobrados dos consumidores brasileiros para pagar dividendos a acionistas nos Estados Unidos.

A fala do petista foi uma reação ao anúncio mais recente de alta do preço do diesel nas refinarias, anunciado na véspera pela Petrobras. A estatal informou reajuste em quase 9% do combustível a partir desta quarta-feira, após 85 dias de estabilidade. Com o movimento, os preços médios de diesel e gasolina da Petrobras acumulam alta de mais de 50% neste ano.

“Mais uma alta do diesel. Não tem explicação subordinar os preços dos combustíveis ao mercado internacional. O que está acontecendo é que a Petrobras está acumulando verba pra pagar acionista americano. Não tem explicação”, disse Lula em entrevista à Rádio Capital de Cuiabá, cujos trechos foram publicados na conta do petista no Twitter.

A Petrobras adotou uma política de preços pela qual reajusta os preços cobrados em suas refinarias no Brasil com base na oscilação do preço do petróleo no mercado internacional e na variação do real ante o dólar.

A elevação do preço dos combustíveis tem sido um dos principais fatores na aceleração da inflação. O presidente Jair Bolsonaro, que as pesquisas mostram na segunda posição bem atrás de Lula na corrida ao Planalto no ano que vem, tem criticado o imposto sobre combustível cobrado por governadores de Estados e tem prometido que não interferirá na Petrobras. Os governadores negam que o ICMS seja o responsável pela elevação dos preços.

Fonte: Reuters

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...