
A areia, depois da água, é o recurso natural mais demandado. É um componente imprescindível para a fabricação de aparelhos eletrônicos, ou de vidro, sendo também utilizada de forma massiva na construção. O rápido crescimento da população e o desenvolvimento massivo das cidades converteram esse material em um bem escasso, surgindo um negócio muito lucrativo em torno de sua comercialização. O roubo de areia é uma ameaça real para o meio ambiente.
Tudo o que nos rodeia contém areia, desde plástico até produtos cosméticos, passando pelos eletrodomésticos. Até a pasta de dentes contém esse tipo de material — 20% no máximo —, mas o principal uso da areia é na construção: para preparar cimento, asfalto, etc. são consumidos bilhões de toneladas de areia por ano.
De acordo com o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente sobre o assunto, publicado em 2022 com o título Sand and Sustainability: 10 strategic recommendations to avert a crisis (Areia e sustentabilidade: 10 recomendações estratégicas para evitar uma crise), 50 bilhões de toneladas de areia são extraídas todos os anos sem o adequado monitoramento do impacto dessa atividade na natureza. Isso faz com que a areia, o cascalho e todos os outros materiais relacionados à pedra triturada sejam o segundo recurso natural mais utilizado no mundo, depois da água.
Leia Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário