segunda-feira, 7 de abril de 2025

“Quero a cadeira do meu pai que foi roubada”, diz Anne Lagartixa sobre ser candidata a deputada estadual

 Filha de ex-candidato mais votado barrado pela Justiça diz que busca 'reconquistar' vaga na Assembleia


A vereadora de Natal Anne Lagartixa (Solidariedade) falou sobre sua possível candidatura a deputada estadual em 2026. Em vídeo divulgado nesta terça-feira 1º nas redes sociais, ela afirmou que pretende ocupar a vaga que seria do pai, Wendel Lagartixa, eleito em 2022, mas impedido de assumir após ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O pessoal diz: saia para federal. Eu digo: se eu saio, eu quero estadual. Eu quero a cadeira do meu pai que foi roubada”, declarou Anne. A vereadora também mencionou que, apesar de estar grávida, pensa em seguir na disputa. “Mesmo com essa gravidez, a vontade que eu tenho é de enfrentar”, afirmou.

Anne Lagartixa Vereadora de Natal (24)
Vereadora de Natal Anne Lagartixa (Solidariedade). Foto: José Aldenir / Agora RN

Anne destacou sua atuação na Zona Norte de Natal como vereadora e avaliou que sua presença na Câmara Municipal tem impulsionado outras lideranças a trabalharem mais. “Eu sendo vereadora, estou fazendo pouco, mas a gente já está vendo a diferença na Zona Norte que a gente não via. Tem muita coisa sendo mudada, tem coisas através do meu mandato, mas também tem através de outros. A gente tem se tornado referência”, disse.

Eleita no ano passado, ela ainda comparou a atuação como vereadora com o impacto que poderia ter em um cargo estadual. “Se a gente está fazendo como vereadora, imagina se eu me candidatar a deputada estadual e ganhar. O que é que a gente não faz?”, afirmou.

Wendel Lagartixa, pai de Anne, foi preso por suspeita de envolvimento no crime em 2022, pouco antes da campanha eleitoral, na qual disputou o cargo de deputado estadual. Mesmo preso, a Justiça Eleitoral autorizou a participação dele no pleito. Wendel foi o candidato mais votado para a vaga na Assembleia Legislativa do RN naquele ano, mas teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral.  

Wendel voltou a ser preso na Bahia em 2024, por portar uma arma irregular, e teve a prisão preventiva pelos homicídios determinada pela Justiça do RN em julho.

Fies: instituições de ensino têm até hoje para confirmar participação

 Inscrição para vagas remanescentes terá edital em breve

 

Dados para o Fies 2025 do primeiro semestre devem ser preenchidos virtualmente, até as 23h59 de hoje. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As instituições privadas de ensino superior têm até esta segunda-feira 7 para confirmar a participação na edição de oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2025.ebcebc

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece financiamento para cursos de graduação em universidades e faculdades privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

fnde mca 0312203431 (1)
Dados para o Fies 2025 do primeiro semestre devem ser preenchidos virtualmente, até as 23h59 de hoje. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O objetivo da política pública é facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. 

Vagas remanescentes

Os dados para o Fies 2025 do primeiro semestre devem ser preenchidos virtualmente, até as 23h59 de hoje, pelas faculdades privadas exclusivamente, pelo Sistema Informatizado do Fies (Sisfies), no módulo com o  título Fies Oferta. Para acessar o sistema, é preciso ter cadastro no Login Único do portal Gov.br.

Devem ser informados dados de cada curso a ser ofertado, número de vagas, turno, local e valores das semestralidades.

Somente as instituições que fizeram a adesão ao Fies do primeiro semestre de 2025 e ao Fundo Garantidor do Fies ficam habilitadas a assinar eletronicamente o termo de participação, no módulo FiesOferta.

Cronograma

Após o período de confirmação de participação, o novo edital publicado pelo MEC, de 8 a 11 de abril, permitirá que as instituições de ensino superior verifiquem e até corrijam informações do documento que formaliza a participação nessa edição do Fies.

O edital ainda determina que as faculdades privadas divulguem, em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em local de grande circulação de estudantes, a participação da entidade no processo seletivo.

A divulgação deve informar o número de vagas remanescentes disponibilizadas, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta da instituição, bem como a legislação que ainda será publicada pelo MEC relativa a vagas remanescentes do Fies.

Fies 2025/1

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que, em breve, divulgará novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes às vagas remanescentes do Fies, que sobram das etapas anteriores de seleção do programa neste ano.

Na fase regular do Fies 2025/1, as universidades privadas de ensino superior ofereceram 67.301 vagas de cursos de graduação.  Na outra ponta, o programa recebeu mais de 493 mil inscrições de 198.579 candidatos. Cada um deles pode se inscrever em até três opções de cursos.

Agora, as vagas remanescentes são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. 

A pasta aguarda apenas as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior não gratuitas até esta segunda-feira.

56% dos brasileiros rejeitam anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, aponta pesquisa Quaest

 Apenas 34% se manifestaram favoráveis à soltura dos envolvidos, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder 

 

Um levantamento da Quaest, divulgado neste domingo 6, revela que 56% da população brasileira é contrária à anistia para os participantes dos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Apenas 34% se manifestaram favoráveis à soltura dos envolvidos, enquanto 10% não souberam ou preferiram não responder.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

8 de janeiro marcelo camargo ag brasil
Tentativa de golpe em 8 de janeiro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Divisão por eleitorado

O estudo também analisou a opinião dos entrevistados de acordo com o voto no segundo turno da eleição presidencial de 2022:

  • Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77% se opõem à anistia, e 15% são favoráveis.
  • Já entre os que votaram em Jair Bolsonaro (PL), 61% defendem o perdão, e 32% são contra.
  • Entre os que anularam o voto, votaram em branco ou não compareceram às urnas, 53% são contra a anistia, e 31% são a favor.

Envolvimento de Bolsonaro nos atos

A pesquisa também investigou a percepção popular sobre o possível envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no planejamento dos ataques de 8 de janeiro:

  • 49% acreditam que ele participou da organização dos atos.
  • 35% afirmam que ele não teve envolvimento.
  • 16% não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação sobre decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado, e a pesquisa também mediu a opinião dos brasileiros sobre essa decisão:

  • 49% consideram justa a decisão da Corte.
  • 36% avaliam como injusta.
  • 12% não souberam ou preferiram não opinar.

Corte por voto no segundo turno:

  • 80% dos eleitores de Lula consideram a decisão do STF justa.
  • Entre os eleitores de Bolsonaro, apenas 16% compartilham dessa avaliação.
  • No grupo que votou branco, nulo ou se absteve, 51% apoiam a decisão do STF, 30% são contrários e 19% não responderam.

A pesquisa traz à tona o cenário de polarização política no Brasil e reforça a divisão entre os grupos eleitorais diante das consequências jurídicas e políticas dos atos antidemocráticos de janeiro de 2023.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

Papa Francisco faz primeira aparição pública em celebração no Vaticano após internação; assista

 

O Papa Francisco fez sua primeira aparição pública neste domingo 6, ao saudar fiéis que participavam da missa do Jubileu dos Enfermos, na Praça São Pedro, no Vaticano. O religioso ficou hospitalizado por 38 dias por causa de uma grave pneumonia.

Ao fim da celebração dominical, o pontífice fez uma aparição surpresa. De cadeira de rodas e usando uma cânula debaixo do nariz, ele acenou brevemente para os fieis. Segundo o Vaticano, havia 20 mil peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

O papa acompanhou a missa pela televisão, de acordo com o arcebispo Fisichella, que presidiu a celebração. Fisichella leu durante a cerimônia uma homilia preparada por Francisco, na qual ele disse que Deus não nos deixa sozinhos durante momentos de doença.

“Na doença, Deus não nos deixa sozinhos e, se nos abandonarmos a Ele, precisamente onde as nossas forças falham, podemos experimentar a consolação da sua presença”, escreveu o papa na homilia.

Na homilia, o papa também compartilhou com os fiéis sobre como foi se sentir frágil e dependente dos outros no período em que ficou doente.

“Convosco, queridos irmãos e irmãs doentes, neste momento da minha vida, estou a partilhar muito: a experiência da enfermidade, de me sentir frágil, de depender dos outros em tantas coisas, de precisar de apoio”, escreveu.

“Nem sempre é fácil, mas é uma escola na qual aprendemos todos os dias a amar e a deixarmo-nos amar, sem exigir nem recusar, sem lamentar nem desesperar, agradecidos a Deus e aos irmãos pelo bem que recebemos, abertos e confiantes no que ainda está para vir”, continuou.

Ao final da missa, foi lida uma mensagem de agradecimento de Francisco. O papa “agradeceu do fundo do coração as orações dirigidas a Deus pela sua saúde”.

Estadão Conteudo

 

Segundo o Datafolha, “maioria dos seus entrevistados acha que Bolsonaro deve abrir mão de candidatura”

 


Pesquisa Datafolha divulgada na noite de sábado, 5, mostra que 67% dos eleitores acreditam que Jair Bolsonaro (PL) deveria abrir mão de disputar a Presidência em 2026. Apenas 28% defendem que ele mantenha a candidatura, apesar de estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 5% não souberam responder.

Entre os eleitores que se dizem fortemente bolsonaristas, 63% apoiam a candidatura, enquanto 36% preferem que ele desista.

Questionados sobre quem deveria receber o apoio do ex-presidente, 23% apontaram Michelle Bolsonaro, 21% preferiram Tarcísio de Freitas e 14%, Eduardo Bolsonaro, que anunciou autoexílio nos EUA no início do mês.

O levantamento ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


Mesmo condenado por abuso de poder e uso político das comemorações de 7 de setembro em 2022, Bolsonaro mantém o discurso de que será candidato e articula politicamente para recuperar protagonismo, inclusive com apoio à anistia de presos pelo 8 de janeiro.

Uma hipótese discutida é que ele registre a candidatura no ano que vem, aguardando uma eventual impugnação.

Nomes da direita

Depois de virar réu no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, Jair Bolsonaro intensificou a aproximação com governadores de direita que miram a Presidência em 2026. 

O ex-presidente fez gestos recentes a Ronaldo Caiado (União-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR), antes alvo de críticas do bolsonarismo por suas pretensões eleitorais.

Filho de sanfoneiro que faz sucesso imitando Luiz Gonzaga é morto a tiros em Santa Luzia; Cidade lidera CVLI na PB

 

Um jovem acaba de ser ass4ss1nado na cidade de Santa Luzia, no vizinho Estado da paraíba. Pitute, vulgo da vítima ass4ss1nada, era filho do forrozeiro Luiz Bento, sósia de Luiz Gonzaga.

De acordo com o que foi repassado para o blog Jair Sampaio, somente em 2025, pelo menos 05 assassinatos e 1 tentativa de homic1dio foram registrados naquele município do Sertão.

“Ninguém está sabendo detalhes”, destacou a fonte do blog Jair Sampaio. Contudo, a mesma fonte informou que Santa Luzia vive uma divisão de território por parte de facções cr1minosas.

 


Escreva sua opinião

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Morre Antônio Barros, compositor de ‘Homem com H’, ‘Bate coração’, ‘Por debaixo dos panos’ e ‘Procurando tu’, aos 95 anos

 


O cantor e compositor paraibano Antônio Barros morreu neste domingo (6) aos 95 anos. Ao lado de Cecéu, companheira dele na vida e na música, a dupla compôs vários sucessos que ganharam o mundo nas vozes de Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, Gilbero Gil, Ney Matogrosso, entre outros artistas. Foram mais de 700 músicas, entre as principais estão ‘Homem com H’, ‘Bate Coração’ e ‘Procurando Tu’.

O artista sofria de Parkinson, doença degenerativa que, entre os sintomas, traz a dificuldade de engolir. Isso gerou uma bronco-aspiração, o que motivou uma longa internação do paraibano desde o começo do ano. O velório do cantor e compositor acontece a partir das 13h, no Parque das Acácias. O enterro será às 17h.

Nascido em 1930 em Queimadas, Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Após se mudar para Campina Grande, 20 anos depois, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu.

 

Patrimônio cultural imaterial da Paraíba

Uma lei publicada em 2021 reconheceu a obra dos casal como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. A lei é de autoria da então deputada estadual Estela Bezerra, que justifica o reconhecimento pelo casal representar não só a musicalidade, mas também a cultura do estado. “[Antônio Barros e Cecéu] são a própria essência do povo nordestino. Suas composições atravessam as gerações como a melhor expressão da nossa gente, da nossa terra e do nosso espírito paraibano e nordestino”, destacou a deputada.

POSTAGEM EM DESTAQUE

CAERN reajusta em 6% tarifas de água e esgoto no interior do RN

  A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) aprovou, por meio de resolução do seu Conselho de Administração, um reajuste...