sábado, 14 de junho de 2025

Ex-ministro de Bolsonaro, Gilson Machado é preso pela PF no Recif

                                                  Imagem: Metrópoles  


Ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro, Gilson Machado foi preso pela Polícia Federal nesta sexta-feira (13/6), em Recife, capital de Pernambuco. A prisão foi confirmada à coluna por fontes da PF.

Na véspera da prisão, Gilson acompanhou Bolsonaro durante agendas em Natal, no Rio Grande do Norte, ao longo da quinta-feira (12/6). À noite, porém, o ex-ministro voltou de carro para o Recife, onde foi preso.

Machado é investigado por supostamente atuar para agilizar a emissão de passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid, um dos réus no chamado “inquérito do golpe”, que tramita no STF.

De acordo com a Polícia Federal, Machado teria atuado junto ao Consulado de Portugal no Recife (PE), ainda em maio de 2025. A investigação foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

“A Polícia Federal encaminhou a Informação de Polícia Judiciária, apresentando informações sobre a possível atuação do Sr. Gilson Machado Guimarães Neto junto ao Consulado de Portugal, em Recife/PE, em 12.5.2025, com o propósito de obter a expedição de um passaporte português em favor de Mauro Cesar Barbosa Cid, para viabilizar sua saída do território nacional”, diz a manifestação da PGR.

Cid, como noticiou a coluna, deu entrada no pedido de nacionalidade portuguesa em janeiro de 2023. Ou seja, após o término do governo Bolsonaro. Ele tem direito à cidadania porque seu avô nasceu em Portugal.

Tanto Cid quanto Gilson, no entanto, vinham negando qualquer articulação para agilizar o passaporte do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, visto pela PF como uma facilitação de possível fuga do tenente-coronel.

Mauro Cid no alvo

Além de Machado, houve novo pedido de busca e apreensão contra o próprio Cid. A polícia investiga se ele tentou pegar o passaporte para deixar o Brasil. Cid, que teve os celulares apreendidos, deve prestar depoimento nesta manhã, às 11h.

POSTAGEM EM DESTAQUE

Senador Styvenson "NÃO SOU BOLSONARISTA Temos ideias semelhantes

  Diante de um grupo liderado pelo bolsonarista mais bolsonarista do Rio Grande do Norte, o senador Rogério Marinho, de outros nomes da ex...