quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Falta d’água em Nova Cruz é um problema sério

Falta d’água em Nova Cruz é um problema sério 


Na maioria de hoje, 7 de agosto de 2024, irei fazer um pequeno comentário a respeito da falta d’água em Nova Cruz. Porem, Eu, Chiquinho, comecei a lutar desde de 1995 por água numa audiência pública que teve na cidade de Pedro Velho. Essa audiência foi na câmara municipal da cidade. “Fui a convite do Ex-deputado estadual Leonardo Arruda Câmara, naquela época já começava os problemas de água nas três cidades, Pedro Velho, Montanha, Nova Cruz e o distrito de Piquiri que também é abastecido pela Estação de Tratamento e Capacitação de Pedro Velho” foi Eu e minha esposa Valdinete, fomos no seu Fusquinha Azul ano 1966. Falei com várias pessoas aqui na cidade e ninguém deu ouvido ao meu convite. “Nessa Audiência Pública, participou o ex-deputado Leonardo Arruda, os vereadores da cidade, uma juíza, dos promotores e os representantes da Usina Estivas. E Chiquinho representando a Cidade de Nova Cruz. 


Depois dessa Audiência Pública de Pedro Velho, eu participei de mais  15 audiência pública, sem contar com um abaixo-assinado com quase 5 mil assinaturas e se juntou um grupo de amigos e fomos entregar no prédio da CAERN  Natal, contei com o apoio de Luiz Celso que erra  assessor de Leonardo, foram comigo os amigos: o vereador Higino Nicolau de Santana de saudosa memória, O amigo Tiau, Lenilson Cunha e o professor Pedrinho. Esses foram os únicos que me acompanharam nessa luta. Já se passaram 29 anos e eu sempre falando dos problemas que Nova Cruz ia ter no futuro com a falta d’água, durante esse tempo nunca um prefeito me acompanhou nessa luta. O único que compareceu numa audiência pública em Pedro Velho no ano de 2017, foi o saudoso Targino Pereira que esteve nessa audiência em companhia de Ricardo Melo, Seu Bil, Zé Ailton, Sargento Carlinhos e o vereador César de Augustinho. Não compareceu um único morador nessas audiência públicas para ajudar  Chiquinho. toda vez que eu entrava nessa luta, eu comunicava à população que, nunca me deu atenção. Depois que viram uma situação que começou há 29 anos atrás, resolveram ir a luta. Se estivessem dado apoio a Chiquinho, tenho certeza que a voz do povo era ouvida e a população não estava sofrendo agora com falta d’água. Até Dr. Vivaldo Pinheiro me convidou pra eu fazer uma abaixo-assinado e depois ele fez uma audição pública na Loja Maçônica em 2005, depois dessa audiência pública melhorou a bastecimento, na época o diretor da CAERN era Pepeu ex-prefeito de Passa e Fica.


Infelizmente as coisas não é como agente luta e quer, lutei muito sem ter apoio de prefeitos e nem do povo, mas, ninguém nunca ouviram o que Chiquinho dizia, “tem uma outra informação importante que muita gente não sabe, Eu, Chiquinho, descobri  nas minha idas e vinda em busca de resolver o problema do abastecimento das três cidades e do distrito de Piquiri. (Pra quem não sabe,  a CAERN é uma empresa mista, uma parte é do governo e a outra parte é dos empresários) quando se entrar numa luta por água, tem que chamar os empresários que também são donos da empresa CAERN. 


veja a segui as informações. 


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN, sediada em Natal, é uma sociedade de economia mista, criada na forma da Lei n° 3.742, de 26 de junho de 1969 (entrando em funcionamento em 02/09/1969), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos SEMARH, 


Outra informação: 


(A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi criada em 2 de setembro de 1969 pelo então governador monsenhor Walfredo Gurgel).

POSTAGEM EM DESTAQUE

Canal do Pataxó rompe e deixa 10 cidades do RN sem abastecimento; veja lista

  A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), juntamente com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caer...