quarta-feira, 9 de abril de 2025

nova cruz; inicia vacinação contra a gripe

 



A Vacinação contra a gripe foi iniciada em nova cruz, com o objetivo de proteger a população contra a Influenza.  funcionando tanto na zona urbana quanto na zona rural do município, garantindo o acesso ao imunizante para todos os públicos-alvo.

A vacinação é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

Neste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação como rotina para três grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Isso significa que esses públicos poderão se vacinar ao longo de todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde, e não apenas durante campanhas sazonais.

A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, altamente transmissível e que pode levar a complicações graves, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos causados pela doença.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta que todas as pessoas que integram os grupos prioritários procurem a UBS mais próxima ou entrem em contato com o Agente Comunitário de Saúde da sua área para mais informações.

Governo decreta ponto facultativo para o dia 17 e servidores terão feriadão prolongado na Semana Santa

 

A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra (PT) decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual no dia 17 de abril, véspera do feriado de Sexta-feira Santa.

O Decreto nº 34.474 de 08 de abril de 2025 declara o ponto facultativo no expediente das repartições e foi publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Estado. Todavia, a normativa, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos. O funcionamento dessas unidades e serviços serão regulamentados por regras internas próprias editadas e publicadas pelos seus dirigentes.

Com a medida, os servidores públicos do RN terão feriado prolongado, uma vez que na segunda-feira, 21 de abril, é feriado nacional de Tiradentes. Competirá aos dirigentes máximos dos Órgãos e Entidades da Administração Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado dispor sobre a adesão ao ponto facultativo.

O Decreto nº 34.474 de 08 de abril de 2025 foi assinado pela governadora do Estado do Rio do Norte, professora Fátima Bezerra (PT) e pelo Secretário da Administração do Rio Grande do Norte (SEAD), Pedro Lopes de Araújo Neto.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

POSTAGEM EM DESTAQUE

Ponte de Igapó terá nova faixa liberada para o trânsito na segunda-feira (28), anuncia Dnit

  O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou que vai liberar mais uma faixa de tráfego sobre a Ponte de Igapó,...