quinta-feira, 17 de julho de 2025

Lula veta projeto que ampliava número de deputados federais

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais na Câmara. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (17).

A proposta havia sido aprovada pelo Congresso no fim de junho e previa a redistribuição de cadeiras a partir da legislatura de 2027, com base no Censo Demográfico de 2022. O projeto também previa a criação de novas vagas para estados que tiveram crescimento populacional, o que representaria um gasto estimado em R$ 65 milhões por ano.

Com o veto, o governo encaminhará a decisão ao Congresso Nacional em até 48 horas. Os parlamentares terão 30 dias para analisar e decidir se mantêm ou derrubam o veto.

Se o veto for mantido, a redistribuição das vagas acontecerá diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até o dia 1º de outubro, como determina decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

RN terá 17º batalhão da PM; unidade será criada em Ceará-Mirim

 

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta terça-feira (8) a criação de um batalhão da Polícia Militar na cidade de Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. A medida foi tomada após uma série de crimes registrados no fim de semana.

O anúncio ocorreu durante reunião com prefeitos da região, motivada pelo assassinato da jovem Maria Bruna Assunção, de 27 anos, morta a tiros na RN-064, na comunidade de Riachão.

Além desse caso, outros dois crimes assustaram moradores da região nos últimos dias. Um deles foi um arrastão em uma pousada na praia de Maracajaú, em Maxaranguape, na madrugada de domingo (7). A polícia investiga se a ação foi cometida pelo mesmo grupo responsável pelo assassinato de Maria Bruna, já que os crimes ocorreram em sequência, com uso do mesmo veículo e número semelhante de suspeitos.

O outro caso foi um assalto a uma casa de praia, também em Maxaranguape, em que uma família foi feita refém por criminosos armados. Foram levados celulares, uma pistola e até uma bolsa com fraldas.

Esse será o 17º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Na região, funciona neste momento, a 7ª Companhia Independente, que foi criada em 2021 pelo governo do RN.

Senai abre 510 vagas para cursos técnicos gratuitos em Natal e Mossoró

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio Grande do Norte abriu,  na segunda-feira (14), inscrições para 510 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais nas cidades de Natal e Mossoró. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 30 de julho, pelo site do Senai RN.

A seleção será realizada por ordem de inscrição, mediante envio da documentação exigida em edital. As inscrições podem ser encerradas antes do prazo caso o número limite de inscritos seja atingido.

Os cursos são destinados a pessoas a partir de 16 anos, com ensino médio concluído ou em andamento, conforme o curso escolhido. As aulas começam no dia 18 de agosto em Mossoró e 7 de outubro em Natal, com duração aproximada de dois anos.

Natal

(São oferecidas 45 vagas em cada curso)

  • Técnico em Administração (2 turmas matutinas) – Carga horária: 820 horas
  • Técnico em Eletromecânica (vespertino) – Carga horária: 1440 horas
  • Técnico em Eletrotécnica (matutino e vespertino) – Carga horária: 1.260 horas
  • Técnico em Refrigeração (vespertino) – Carga horária: 1.200

Mossoró

(Todos no turno vespertino, com 40 vagas, cada)

  • Técnico em Administração – Carga horária: 820 horas
  • Técnico em Eletromecânica – Carga horária: 1440 horas
  • Técnico em Petróleo e Gás – Carga horária: 1.200 horas
  • Técnico em Segurança do Trabalho – Carga horária: 1.200 horas
  • Técnico em Refrigeração – Carga horária: 1.200 horas
  • Técnico em Eletrotécnica – Carga horária: 1260 horas

Seca grave avança e já atinge mais de 50 municípios no RN; veja lista completa

 

A falta de chuvas segue afetando e agravando a situação de escassez de água no interior do Rio Grande do Norte. De acordo com o Monitor de Secas do mês de junho, os indicadores estão piorando. Hoje, dos 167 municípios potiguares, 51 estão sofrendo com a condição de seca grave, 58 estão em situação de seca moderada, 33 têm seca fraca e 26 municípios não sofrem com seca.

51 municípios em estado de seca grave

Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Cruzeta, Encanto, Equador, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho-d’Água do Borges, Ouro Branco, Paraná, Parelhas, Patu, Pau dos Ferros. Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal e Viçosa.

58 municípios em estado de seca moderada

Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Baraúna, Barcelona, Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaça, Itajá, Jaçanã, Japi, Jardim de Angicos, José da Penha, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Mossoró, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santana do Matos, São Bento do Trairi, São Miguel, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Serra do Mel, Severiano Melo, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Upanema e Venha-Ver.

33 municípios em estado de seca fraca

Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Parazinho, Passa-e-Fica, Passagem, Pedra Grande, Poço Branco, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, e Vera Cruz.

26 municípios sem seca

Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedro Velho, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vila Flor e Arez.

84% dos municípios apresentam anomalias associadas à falta de chuvas

Ainda de acordo com o relatório, aproximadamente 84,4% dos municípios do Rio Grande do Norte apresentam algum nível de seca em junho. As categorias mais frequentes foram “seca moderada”, com 34,1% dos municípios, e “seca grave”, com 30,5%.

Já a “seca fraca” foi observada em 19,8% dos municípios. Não houve registros de “seca extrema” ou “seca excepcional” no período. Apenas 15,6% dos municípios ficaram classificados como “sem seca relativa”, indicando um cenário de atenção, com predomínio de secas de intensidade moderada a grave no estado.

Por BNews

POSTAGEM EM DESTAQUE

Lula veta projeto que ampliava número de deputados federais

  Foto: Ricardo Stuckert/PR O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputado...