segunda-feira, 30 de outubro de 2023

EUA anunciam arma nuclear 24 vezes mais potente que as lançadas sobre o Japão

 

O Departamento de Defesa (Pentágono) anunciou um projeto de desenvolvimento de uma bomba nuclear que será 24 vezes mais poderosa do que uma das bombas lançadas sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial.

Para isso, o Pentágono precisa da aprovação e financiamento do Congresso. Segundo o departamento, a bomba nuclear será chamada de B61-13.

O armamento deverá substituir algumas das mais antigas bombas B61-7. As duas armas detêm poder destrutivo semelhante, com capacidade máxima de 360 kilotons.

A futura arma deve reduzir o número de bombas B61-12 que serão produzidas. O explosivo começou a ser fabricado no ano passado.

De acordo com um comunicado do Pentágono, o B61-13 irá aproveitar a estrutura de produção desenvolvida para o B61-12, compartilhando com esse explosivo de características semelhantes de “segurança, proteção e precisão”.

“O anúncio reflete um ambiente de segurança em mudança e ameaças crescentes de adversários em potencial”, disse o secretário adjunto de Defesa para Política Espacial, John Plumb, no comunicado.

“Os Estados Unidos têm a responsabilidade de continuar a avaliar e colocar em prática as capacidades que precisamos para dissuadir e, se necessário, responder a ataques estratégicos, e dar segurança aos nossos aliados.”

A nova arma

O armamento B61-13 é uma bomba de gravidade, que é projetada para ser solta de uma aeronave sobre o seu alvo.

O Pentágono também afirmou que pretende aposentar a B83-1, uma das mais poderosas do arsenal norte-americano.

No início de outubro, o governo dos Estados Unidos realizou testes altamente explosivos em um espaço destinado a testes nucleares em Nevada.

Segundo o vice-administrador de Defesa e Não-Proliferação Nuclear da Administração Nacional de Segurança Nuclear, Corey Hinderstein, o objetivo dos experimentos era “ajudar a reduzir as ameaças nucleares globais, melhorando a detecção de testes subterrâneos de explosivos nucleares”.

Segundo o Pentágono, a nova arma poderá ser entregue por aeronaves modernas e será projetada para dar ao presidente norte-americano “opções” para atacar alvos militares difíceis e de grande área.

fonte,   Revista Oeste

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Governadora Fátima BEZERRA VAI FICAR NA história ao recuperar rodovias do RN

as obras do Governo do Estado na região de Nova Cruz, especificamente aquelas relacionadas ao programa de restauração de rodovias, já começa...