A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou neste domingo (8) o início de uma operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina.
Um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros, será enviado de Natal (RN) para a Itália, onde ficará aguardando as coordenações para buscar brasileiros no Oriente Médio e devolvê-los ao solo brasileiro.
“Não sabemos ainda se essa primeira decolagem será amanhã ou na terça, dependendo da montagem dessa lista de passageiros que desejam voltar ao Brasil”, afirmou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno.
Segundo Damasceno, a coordenação dessa operação é feita em conjunto com as embaixadas do Brasil na região.
Há uma expectativa de normalização das operações no Aeroporto Ben-Gurion – o principal em Israel –, o que permitiria que brasileiros deixassem o país em voos comerciais, sem precisar da ajuda do governo.
Segundo Damasceno, a lista de passageiros deve ser fechada na manhã desta segunda-feira (9), no horário de Brasília. Os voos podem sair já na segunda – de preferência, saindo do Oriente Médio no turno da tarde.
Ainda segundo o governo, há seis aeronaves prontas para a missão:
- dois aviões KC-30, com capacidade para até 230 passageiros;
- dois KC-390, com capacidade para até 80 passageiros cada;
- dois VC-2, cedidos pela Presidência da República, que podem transportar até 38 passageiros.
Além da tripulação de voo, o governo brasileiro também deve enviar médicos e psicólogos para dar assistência aos brasileiros removidos.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário