sábado, 14 de agosto de 2010


Debate entre os candidatos no RN


O tema da saúde dominou o debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, realizado nessa quinta-feira, pela Band. Estiveram presentes Iberê Ferreira (PSB), Rosalba Ciarlini (DEM), Carlos Eduardo Alves (PDT), Sandro Pimentel (PSOL) e Roberto Ronconi (PTC).

Uma questão sobre o que os candidatos pretendiam fazer para garantir a estrutura necessária para a Copa de 2014 foi escolhida pela produção do evento para abrir o debate. A cidade de Natal, capital do Estado, será uma das sedes do mundial da Fifa no Brasil.

A construção do Aeroporto de São Gonçalo foi citada por Sandro Pimentel, que concentrou críticas na derrubada de uma creche para a construção do Estádio das Dunas. A senadora Rosalba também destacou a necessidade de acelerar a entrega do aeroporto.

Roberto Ronconi questionou o preparo da cidade, enquanto Carlos Eduardo disse que vai investir em transporte, saneamento, segurança e saúde para garantir o turismo pós-Copa. Iberê ressaltou a necessidade de qualificação da mão-de-obra do Estado.

Os ataques começaram a entrar em cena no segundo bloco, quando os postulantes fizeram perguntas entre si. O primeiro a perguntar foi Roberto Ronconi. Ele questionou o atual governador, Iberê Ferreira, sobre como ele via o sistema de saúde no Estado.

o candidato do PSOL, Sandro Pimentel, chegou a usar um tratamento que Iberê fez em São Paulo para combater um cancêr como munição. "O senhor [Iberê] deixou de fazer tratamento em hospital do Estado e foi para o Sírio Libanês. Se estivesse aqui já teria morrido. A saúde está em estado de putrefação", disparou.

A senadora Rosalba Ciarlini, que lidera as pesquisas de intenção de votos, também foi alvo do candidato. No terceiro bloco, Pimentel perguntou a Roberto Ronconi o que o ele achava dos senadores do Estado estarem entre "os piores do país" e "ainda ser candidata ao governo do Estado".

O comentário do candidato do PSOL motivou o primeiro pedido de direito de resposta de Rosalba. O pedido foi negado pela produção e os assessores da candidata entraram no cenário antes mesmo do intervalo ser chamado pelo mediador. A candidata ainda teve outra solicitação de direito de resposta negada durante o debate.

Pimentel insistiu nas críticas contra a senadora do DEM e lembrou que ela foi uma das envolvidas no escândalo das passagens aéreas do Congresso.

Carlos Eduardo também investiu contra Rosalba e perguntou porque o partido da candidata havia entrado com uma ação judicial contra o ProUni quando o programa foi lançado. Em sua resposta, a senadora despistou a questão e defendeu a melhoria dos níveis de educação no Rio Grande do Norte.

Durante as considerações finais, Iberê tentou vincular sua imagem à Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, enquanto Rosalba e Carlos Eduardo citaram suas gestões como prefeitos. Sandro Pimentel prometeu acabar com o analfabetismo e Ronconi disse que pretende trabalhar para "administração humanista". As informações são dos jornais "Tribuna do Norte" e "Diário de Natal". 


Fonte: Band

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/pf-indiciamento-bolsonaro-militares-suposta-tentativa-golpe-estado/ Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Além de Bolsonaro, o vice na chapa à reeleição em 2022, Braga Netto, também teve o indiciamento pedido pela PF.|  A Polícia Federal indiciou...