quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Rio Grande do Norte é estado campeão na compra de votos, diz Valor Econômico


Estudo divulgado pelo paulistano Jornal Valor Econômico coloca o Rio Grande do Norte como o campeão nacional de compra de votos, de reeleição de prefeitos e inclui Mossoró no roteiro das eleições sob influência do poderio financeiro.


Com base nas quatro últimas eleições municipais (2000, 2004, 2008 e 2012), o estudo coloca o Rio Grande do Norte com média de 71,7% de êxito dos candidatos à reeleição. A reportagem do Valor Econômico ouviu o cientista político da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Antônio Spinelli, que explicou que isso resulta do fato de a maioria dos municípios potiguares ser de extrema pobreza e com população dependente dos recursos públicos.

O texto cita a incapacidade de realizar obras e benfeitorias. Daí a necessidade de compensação encontrada pelos prefeitos com a prática generalizada do clientelismo, da cooptação de lideranças e do uso e abuso da máquina administrativa.

“Na época da eleição, os prefeitos colocam a máquina para funcionar de modo avassalador. Há um uso massivo e indiscriminado das finanças para se reeleger. A compra de votos é generalizada”, afirma Spinelli. No trecho seguinte a matéria traz a afirmação de que “com pouca fiscalização, a véspera da eleição é tida como o dia mais importante de campanha, quando grupos de trabalho saem pela noite e varam a madrugada distribuindo cestas básicas, camisetas e outros agrados aos eleitores.

Denúncias, geralmente, são feitas pelos adversários políticos, mas os processos não são concluídos e não há punição na maior parte dos casos”. Na reportagem o cientista político cita Mossoró como meio de perpetuação por um único grupo político através de reeleições consecutivas e força da máquina pública. “Será, na prática, o sexto mandato dela, Rosalba, ou delas, já que todas são mulheres”, acrescentou.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...