domingo, 9 de dezembro de 2012


João Pessoa festeja Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição neste sábado

As homenagens acontecem nas praias e nas paróquias de João Pessoa. Em campina é festa da padroeira da cidade

Reprodução 12
Sincretismo religioso une Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição
Católicos e umbandistas festejam neste sábado, 8 de dezembro, em João Pessoa o dia de Nossa Senhora da Conceição ou Iemanjá. As homenagens acontecem nas paróquias e nas areias de Tambaú e Cabo Branco na Orla da Capital.

A programação no Busto de Tamandaré começou às 8h, com as apresentações de terreiros. Às 16h, segue a procissão que parte do Bairro de Cruz das Armas até a praia. Às 19, os umbandistas fazem homenagens no Palácio de Iemanjá.

Nas paróquias acontecem celebrações que homenageiam Nossa Senhora da Conceição. No Porto do Capim, às 8h houve uma procissão marítima e às 16h30, os fiéis seguem em procissão terrestre que termina com missa celebrada pelo arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires.

Os campinenses comemoram o dia da padroeira da cidade com procissão que reúne 35 mil fiéis às 16h na catedral em direção ao Parque do Povo. Ao fim da caminhada é celebrada uma missa.  

O sincretismo religioso que une as religiões aconteceu quando os escravos vindos da África tentavam manter vivas as suas crenças, diante da imposição religiosa feita pelos colonizadores portugues, que eram católicos.

A identidade de Iemanjá, que é a rainha do mar, exaltada por sua beleza, força e vaidade era relacionada a Nossa Senhora da Conceição que representava a maternidade, pureza e sensibilidade feminina. fonte .portalcorreio

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Fugitivos de Mossoró estariam esgotados, mancando e dormindo em cavernas

  Há mais de 40 dias escapando dos cercos montados pelas forças de segurança que integram a operação de buscas, os criminosos Deibson Cabral...