Segundo cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o valor a ser repassado é 0,6% maior do que o mesmo período do ano passado. No entanto, os recursos do mês de julho, historicamente, são menores do que os de junho.
A CNM alerta os gestores municipais para que tenham cautela com as contas em julho, setembro e outubro por causa do comportamento sazonal do Fundo. Estes são os meses com repasses menores, salienta a entidade.
Acumulado
A
Com este primeiro decêndio de julho, o acumulado do FPM em 2013 é de R$ 39,7 bilhões. Retenção real – inflação levada em consideração – de 0,6% em relação a 2012. Portanto, o FPM de 2013 até agora esta menor que o acumulado no mesmo período do ano passado.
Marcha
Os problemas enfrentados pelos gestores municipais em relação à sazonalidade do FPM também será tema da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa nesta segunda-feira, dia 8, e vai até a quinta-feira, 11 de julho. O painel de Finanças, no dia 10, será um dos prinicipais palcos desta discussão.
Veja tabelas e valores por Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário