
Foto: Wagner Meier/Getty Images
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará, neste sábado (22), uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, durante a cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul. O encontro está previsto para as 14h30 no horário local e ocorrerá no mesmo centro que sediará as discussões do grupo.
A informação é da coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles. A agenda entre os dois líderes acontece dias depois de Merz provocar repercussão no Brasil ao afirmar que jornalistas alemães teriam ficado “aliviados” ao deixar Belém, cidade que recebeu a COP30. As declarações geraram reação política, incluindo voto de censura aprovado pelo Senado brasileiro. Lula também rebateu a fala, dizendo que o chanceler deveria ter conhecido melhor a cultura paraense antes de emitir críticas.
Além da conversa com o alemão, Lula participará de outra reunião bilateral ainda no G20, desta vez com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, marcada para sexta-feira (21). O petista chega a Joanesburgo pela manhã e ficará hospedado em Sandton, região nobre da cidade.
Após cumprir a agenda na cúpula, Lula deixará a África do Sul no domingo e fará uma parada em Maputo, Moçambique, para uma breve visita oficial. A comitiva presidencial na viagem é reduzida e inclui apenas os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).
Com informações do Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário