domingo, 25 de novembro de 2012

HOJE É O NIVER DO PAPAI.


*Aniversário de Cid ( então candidato a prefeito) 1988* Neste Domingo, dia 25 de Novembro de 2012, Cid Arruda Câmara comemora mais um aniversário. Familiares, amigos e o povo de Nova Cruz se confraterniza com este homem que dedica 63 anos de sua vida à sua terra, Nova Cruz. Filho dos ex Prefeitos de Nova Cruz, Lauro Arruda Camara e Joanita Torres Arruda Câmara, Cid sempre foi um homem que dedicou-se à participação efetiva e de liderança, seja como cidadão, seja como político da capital do Agreste. *Em pé a esquerda - Cid nos seus tempos de menino na quadra "do basquete" em ... mais »

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Paraibanos passam fome e racionam água por causa de seca no Sertão

 

G1 viaju 1,5 mil km no Sertão e encontrou paraibanos com fome e sede.
Nordeste sofre com uma das piores secas dos últimos 30 anos.

 deu no  G1 PB
 
 

Dona Deló (Foto: Taiguara Rangel/G1)Dona Deló é uma dos dois milhões de paraibanos que racionam água para poder sobreviver
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
As regiões do Cariri, Curimataú e Sertão da Paraíba são as mais afetadas pela seca que atinge o estado e registraram 62% abaixo da média histórica no seu período chuvoso, que é de 1.880 milímetros no somatório das três regiões. Entre fevereiro e maio, a análise da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) constatou que o Alto Sertão ficou 48,6% abaixo da média, o Cariri/Curimataú registrou menos 78,9% e o Sertão com 58,7% inferior ao índice histórico de chuvas.
O homem e o gado lutam pela sobrevivência em uma das secas mais rigorosas dos últimos 30 anos na Paraíba, segundo os agricultores. Os cadáveres e ossadas dos bichos mortos de fome e sede acumulados nas estradas chegam a formar cemitérios de animais a céu aberto no Sertão do estado. Quase dois milhões de paraibanos sofrem com a falta de comida e o racionamento de água e muitas vezes tiram do próprio sustento para a sobrevivência dos animais.
Este é um dos retratos da seca que afeta os nordestinos. Na zona rural de Monteiro, no Cariri do estado, a agricultora Helena Deodato da Silva mora há mais de 40 anos no sítio Várzea Limpa. 'Dona Deló', como é mais conhecida na região, tem 77 anos e sobrevive graças à ajuda de vizinhos. Com o que resta de esperança, ela aguarda a chegada chuva.
Dona Deló (Foto: Taiguara Rangel/G1)Apesar dos espinhos do Mandacaru, Dona Deló
agradece o cactáceo oferecido por vizinhos
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
A torturante rotina da idosa se estende desde o início do ano. A plantação está deserta onde antes havia apenas alguns pés de palma. “Seca igual a essa eu nunca enfrentei, porque antes tinha pelo menos algo para dar aos bichos. A última chuva na região foi em fevereiro, de lá para cá nem um pingo caiu. Por isso a gente não tem mais nem palma sobrevivendo nesse sol e nem consegue plantar nada porque não dá. Os vizinhos de vez em quando me ajudam. Me deram esse mandacaru, estou capinando ele para retirar os espinhos e dar ao gado”, contou a agricultora.
Seus animais estão morrendo lentamente, três já se foram somente nos últimos meses, e em seu terreno não nasce mais nada que possa servir de ração para o gado. “Tenho que ter esperança de chuva. Se não escapar dessa vez, minha vida termina por aqui. Não vou sair da minha terra. Só saio direto para o cemitério”, garantiu.
O G1 viajou 1,5 mil quilômetros cortando o interior da Paraíba, percorreu 7 cidades e acompanhou o sofrimento de paraibanos que enfrentam a seca vivenciada por habitantes dos 195 municípios que estão há quase um ano em situação de emergência, devido à estiagem.
Criadores esperam até três meses para conseguir uma única saca de ração para o gado nos armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a superintendência do órgão, existe uma conjuntura de dificuldade em âmbito nacional que dificulta o socorro aos agricultores e o racionamento de grãos não tem previsão de fim. Enquanto a maioria convive com a escassez das chuvas, o açude de Coremas, maior reservatório de água do estado, esvazia sua capacidade e está de comportas abertas para o abastecimento do Rio Grande do Norte, segundo o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs).
Animais aproveitam o resto de água que ainda há em alguns barreiros (Foto: Taiguara Rangel/G1)Animais aproveitam o resto de água que ainda há em alguns barreiros (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Poços artesianos, raros açudes particulares já enlameados e carros-pipa ajudam a abastecer as comunidades. No solo ressecado, nem mesmo a palma forrageira, planta cáctea que se desenvolve na mais rigorosa das secas, está sobrevivendo. Com a falta de chuvas, agricultores na região de Patos estão dando ao gado para beber água de esgoto, oriunda do rio Espinharas.
Manoel Tavares costuma dividir a água de seu açude, mas agora a seca ameaça até a ele (Foto: Taiguara Rangel/G1)Manoel Tavares costuma dividir a água de seu
açude, mas agora a seca ameaça até a ele
(Foto: Taiguara Rangel/G1)
Na zona rural de Conceição, no Sertão paraibano, pequenos açudes particulares garantem a subistência de 18 mil habitantes. “Todo mundo em Conceição vem buscar água no meu açude. Já secou muito e não tem outros. Vou esperar até o fim do mês ajudando porque gosto de todos, mas não ganho nada com isso. Quase não tem mais água nem para minha família e não vou deixar que continuem pegando água até que chova de novo, não posso fazer nada”, disse o agricutor Manoel Tavares de Menezes, de 78 anos, morador do sítio Lagoa Nova.
Um dos açudes que abastece o município de Monteiro, no Cariri do estado, está com apenas 1,6% da sua capacidade. “Esse açude só sangrou em 1986, no ano em que eu nasci. Até semanas atrás ainda vinha carro-pipa buscar água, mas agora só tem lama e ninguém tira mais nada”, agricultor Ricardo Gonçalves, 26 anos, sobre o reservatório.
Meteorologia
De acordo com a Aesa-PB, as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão do estado são as mais castigadas pela estiagem. As chuvas registradas de fevereiro a maio foram 62% abaixo da média histórica. “Entre fevereiro e maio, a análise constatou que o Alto Sertão ficou 48,6% abaixo da média, o Cariri/Curimataú ficou 78,9% abaixo e o Sertão com 58,7% inferior ao índice histórico”, afirmou a meteorologista Marle Bandeira.
A fraca precipitação pluviométrica é comparada à intensa seca registrada em 1998, quando o clima paraibano foi afetado pelo fenômeno 'El Niño' e foi registrado 70% abaixo da média histórica. “As condições eram diferentes. Em 2012, foram as condições do oceano Atlântico Sul que estava com águas mais frias que a média. Com isso houve o desvio negativo de chuvas”, pontuou a especialista. Em dezembro a Aesa realiza reunião onde irá elaborar previsão climática para 2013.
Para ler mais notícias fonte: G1 Paraíba, clique em g1.globo.com/paraiba. Siga também o G1 Paraíba no Twitter e por RSS.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A pedra maia sobre o fim do mundo é a biografia de um guerreiro

A famosa trilha que levou a especulações apocalípticas poderia realmente contar a vida e as lutas de um governante local

La piedra maya del «fin del mundo», una biografía
http://br.noticias.yahoo.comhttp://www.abc.esARCHIVO

Os especialistas acreditam que os maias tinham um conceito cíclico de tempo e não pensar sobre o fim do mundo

La piedra maya del «fin del mundo», una biografía

Monumento 6

A grande pedra esculpida pelos maias em torno do ano 669 de nossa era, no sudeste do México, que tem a metade do mundo em suspense por uma profecia do suposto "fim do mundo", em dezembro, poderia realmente contar a vida e as batalhas de um governante. "Os maias tinham um conceito cíclico de tempo, não lidar com o fim do mundo. Essa trilha segue a vida e as lutas de um líder", disse José Romero arqueólogo mexicano sobre o significado desta pedra que inspirou o filme apocalíptico "2012 "Roland Emmerich e do romance" maya O Testamento ", de Steve Alten.

Fragmentado em seis partes, divididas entre o México e os Estados Unidos, a estela (pedra esculpida) é conhecido como o monumento Tortuguero 6, sítio arqueológico Macuspana, de que havia iniciais registros históricos em 1915. "Não há um registro da descoberta de monumento 6", diz Romero, El Tortuguero especialista e uma das vozes autorizadas a falar sobre a história desta e de outras peças em exposição no Museu de Antropologia Câmara Pellicer Carlos Regional de Villahermosa, capital de Tabasco.

Esta pedra, que era uma forma de 'T', mas agora estava fragmentada e incompleta, foi resgatada em 1958 junto com outros artefatos do Tortuguero, localizado em uma pedreira histórico cujas pedras foram usados ​​por décadas na construção de casas e estradas. "Ele não estava completa, temos quatro fragmentos perdidos e várias. No Metropolitan Museum de Nova York lado Fragmento de um e dois em uma coleção privada em Boston. Certo se foi", diz Romero.

As primeiras publicações sobre o significado de Stela 6 foram feitas por um epigrafista alemão em 1978 e, desde então, tem sido estudada, juntamente com outras partes de El Tortuguero, por especialistas de todo o mundo concordam que a data que é 23 e não 21 Dezembro como indicado comercialmente.

"A última entrada corresponde a 23 dezembro de 2012, mas o foco do monumento 6 e não a data, nem profecias, nem o fim do mundo. 'S A história de Ahau Balam (ou Bahlam Ajaw), que era um El 'santo senhor' Tortuguero ", diz Romero. O mexicano historiador epigrafista Erick Velasquez detalhando seu lado em 23 de dezembro, referente a trilha tem a ver com "o rito de renovação do universo" após a conclusão de um ciclo iniciado 13 de agosto do ano 3.114 antes de nossa foi.

"Isso só fala de que completou 13 Baak t'uunes (unidade de tempo equivalente a 144 mil dias), mas não significa o fim da" Contagem Longa ", no calendário maia, que é infinita. Começa um novo ciclo isso é tudo ", acrescentou, explicando que o tempo de Maya medido em um linear e cíclico.

Um conceito judaico-cristã
Ambos Romero Velasquez concorda que a idéia de um "fim do mundo" no meio de desastres naturais é um conceito judaico-cristã e até mesmo os maias fez profecias, eram de curto prazo e relacionados com questões cotidianas como a precipitação, seca, culturas ou de pesca.

Romero destaca o antropólogo David Stuart foi o primeiro a lembrar que, em 2006, Monumento 6 poderia ser algum tipo de profecia. "Stuart mesmo disse:" Eu me sinto um pouco culpado por esta situação ", diz o arqueólogo mexicano.

Velasquez minimiza essas visões catastróficas como eles vêm a partir da interpretação dada a uma das mais de 5.000 estelas da cultura maia que foram estudados, além de evocar que outras datas através do AD 7000 anos. Os maias no México teve uma presença nos estados de Tabasco, Chiapas (sudeste), Yucatán, Campeche e Quintana Roo, onde há vestígios arqueológicos atestam o alto desenvolvimento da Maya em cultura, ciência e astronomia. Há também importantes ruínas maias na Guatemala e em Honduras e Belize e El Salvador. fonte:http://br.noticias.yahoo.com

terça-feira, 20 de novembro de 2012

TOMBA FAZ UM APELO AO GOVERNO DO ESTADO PARA QUE RETOME O DIÁLOGO COM OS 824 APROVADOS DA PM




Durante a sessão desta quarta-feira (20), o deputado estadual Tomba Farias (PSB) fez um apelo ao Governo do Estado para que retome o diálogo com os 824 policiais aprovados no último concurso da Polícia Militar (PM). Para o parlamentar, este é o momento oportuno para a convocação, diante da proximidade dos jogos da Copa do Mundo de 2014, quando o Estado estará recebendo visitantes vindo de várias partes do mundo, e que têm que aqui encontrar uma estrutura de segurança arrojada.
Nós tivemos uma reunião na semana passada com o secretário de administração que ficou para definir uma nova data para decidir o destino dos 824 policiais aprovados no último concurso da PM. Esta questão se arrasta há quase dois anos e nós sabemos que a convocação é necessária.Estamos próximos de um evento macro que é Copa do Mundo que acontecerá em 2014!” destacou Tomba.
Segundo o deputado, diante da notória falta de efetivo policial nas ruas, a convocação dos concursados da PM, é oportuna, merecida e agrada a todos. “Esta é a quarta audiência que participo do tema. A convocação é mais do que merecida. A presença deles é constante na nossa Casa Legislativa, portanto, é importante que o governo una o útil ao agradável: estamos precisando de segurança, por que falta efetivo policial nas ruas, e há 824 famílias esperando pela convocação“ disse.
Segundo Tomba, o Comandante Geral da PM, Coronel Araújo, e a própria governadoraRosalba Ciarlini são favoráveis a convocação. “O coronel Araújo já disse que é favorável ao pleito e até a própria governadora disse durante a entrega das viaturas que seria o momento oportuno para a convocação dos policias” disse Tomba.
“Nós já temos uma solução pacífica, pois os 824 aprovados estão aptos a assumir. O governo não precisa realizar um novo concurso. O Executivo só terá cursos em julho, portanto este é um apelo que nós fazemos ao governo, ao líder da Assembleia, o deputado Getúlio Rêgo, e a todos os deputados.União em torno da questão” disse.
Ao final do seu discurso, Tomba Farias disse que está na espera de uma nova data.“Faço um apelo para que a data seja marcada, para que o secretário Carlos Augusto Rosado receba o nosso pedido e agenda a nossa reunião. É apelo nosso e de toda a Assembleia”.fonte:blogdedaltroemerenciano.com.br

VLT é a aposta para atrair novos usuários para o transporte público e desafogar trânstio de JP até 2014

CBTU acredita que novo sistema, que entrará em operação em 2014, será capaz de atrair os donos de carros e motos para os transportes públicos, desafogando o trânsito na cidade
Cidades | Em 19/11/12 às 18h58, atualizado em 19/11/12 às 19h16 | Por Wanja Nóbrega
divulgação 12
VLT
Garantir a mobilidade urbana é um dos desafios que os prefeitos eleitos precisam encarar com a mesma urgência com que pensam em questões envolvendo saúde, educação e segurança pública. Além do impacto na economia local, a dificuldade de se locomover nos espaços urbanos para realizar atividades cotidianas em um tempo hábil e de maneira segura interfere diretamente na qualidade de vida da população.
Durante muito tempo os usuários de transporte público, principalmente das cidades de médio e grande porte, imaginaram que o problema da mobilidade urbana se resolveria com a aquisição de veículo próprio, como carro ou moto.
Somadas a esse pensamento, as facilidades oferecidas para financiamentos fizeram com que as frotas de veículos aumentassem exponencialmente nas áreas urbanas e o resultado é o que se vive hoje: um trânsito que beira o caos, que facilita a ocorrência de acidentes, que lota os hospitais, que causa estresse, que prejudica a economia e que custa caro ao poder público.  
Para ajudar os gestores a lideram com a questão, o Governo Federal resolveu acender a luz do fim do túnel, com a inclusão de uma nova rubrica no Programa de Aceleração do Crescimento: o PAC Mobilidade Grandes Cidades. Lançado em abril deste ano e associado ao PAC Equipamento, o programa contempla 43 empreendimento de 51 cidades brasileiras, entre elas João Pessoa.
O programa se resume, basicamente, a liberar recursos para implantação de sistemas de veículos leves sobre trilhos (VLT), que associados aos Bus Rapid Transit (BRT) resultarão num novo conceito em transporte público, capaz de interligar toda a microrregião composta pela capital paraibana e suas três principais cidades limítrofes, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux.  
O superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU – João Pessoa), Lucélio Cartaxo, prevê que os VLT entrarão em operação no primeiro semestre de 2014 e mudarão completamente o conceito de transporte público. “O sistema terá pontualidade nos horários e será integrado a outros meios de locomoção, reduzindo de maneira significativa o tempo das viagens e com baixo custo para o usuário”, resume.
Lucélio acredita que o novo sistema será capaz de fazer o que nenhuma medida ou investimento no setor foi capaz até hoje: atrair os usuários de veículos particulares para o transporte público e, assim, provocar efeitos positivos no trânsito de maneira geral. “Quando as pessoas verem que o VLT é eficiente, confortável, seguro, pontual e barato vão acabar utilizando-o para irem ao trabalho e a outros compromissos, deixando os carros particulares para os passeios em família”, prevê.
Compartilhando da ideia de que “uma cidade avançada não é aquela em que os pobres andam de carro, mas aquela em que os ricos usam transporte público” – apregoada por Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá (Colômbia) e consultor em trânsito –, Lucélio Cartaxo não acredita que as pessoas deixam de usar transporte público por preconceito, mas por não acreditarem em sua eficiência. “Quando o novo sistema tiver em operação, seu próprio funcionamento será capaz de atrair, gradativamente, novos usuários, em especial aqueles que possuem veículos próprios”, reforça.
Apesar do otimismo, o superintendente sabe que enfrentará alguns desafios. Para que o novo sistema tenha a eficiência prevista é necessária a implantação de corredores expressos para ônibus em João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. Se isso não acontecer, o VLT se tornará, apenas, o substituto de luxo dos trens urbanos que hoje atendem às quatro cidades.
Segundo Lucélio, os prefeitos sabem que precisam resolver os problemas de mobilidade urbana e que o tema está sendo tão cobrado pela população quanto ações em áreas como Saúde e Educação. “A população cobrará empenho dos gestores, que terão que manter investimentos constantes no setor se quiserem que suas cidades funcionem  e sejam capazes de atrair investimentos privados”, sentencia.
Melhor do que a encomenda
O processo de licitação para implantação dos VLT na microrregião de João Pessoa foi concluído no último dia de outubro deste ano. A empresa cearense Bom Sinal Indústria e Comércio será a responsável pelo fornecimento dos veículos. São oito VLT que deverão chegar à capital em maio de 2014, ao custo médio de pouco mais de R$ 9 milhões cada unidade.
Lucélio explica que sempre acreditou na modernização dos trens da CBTU na Paraíba, mas a solução foi bem mais eficiente do que apenas a substituição dos trens. “Nossos veículos estão em operação há 60 anos e isso torno o sistema ferroviário atual pouco eficiente, sujeito a atrasos e quebra de carros de passageiros, tornando-o também oneroso, em detrimento do valor da tarifa, que é de R$ 0,50”, analisa.
Além disso, o superintendente explica que a velocidade média dos trens em operação hoje é baixa (apenas 25 Km/h), o que implica em um tempo longo nos percursos. Para se ter uma ideia, os 30 quilômetros de ferrovia que separam as cidades de Santa Rita e Cabedelo são percorridos em 50 minutos. Quando o passageiro desce em uma das nove estações que compõem o sistema ferroviário local, precisa se deslocar para uma parada de ônibus para concluir o trecho.
Como o novo sistema será integrado, as estações serão dotadas de terminais, onde terão os BRT para atender a esses passageiros. Segundo Lucélio, é a integração entre os VRT e BRT que tornará o novo sistema atraente para novos – e exigente – usuários. 
Enquanto isso, em João Pessoa
Mesmo estando em fim de mandato, o atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido) está tão otimista quanto o superintendente da CBTU no sentido de implantar um novo conceito em transporte público na Capital.
Em sua gestão, várias intervenções foram feitas no sentido de melhorar a fluidez do trânsito e dar ao cidadão mais segurança. Entretanto, as ações implementadas foram sempre no sentido de resolver problemas pontuais, cuja ineficácia pode ser vista nas vias urbanas, principalmente nos horários de pico.
Na início deste mês, Agra resolveu dar um passo mais largo e assinou um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de pouco mais de R$ 766 mil, para elaboração de estudos que resultem em um diagnóstico detalhado e, consecutivamente, num Plano de Reestruturação do Transporte Coletivo de João Pessoa. É bom lembrar que qualquer ação de trânsito ou transporte público na Capital tem reflexo direto em suas cidades limítrofes, em especial Santa Rita, Bayeux e Cabedelo.
O estudo já teve início no último dia 12 e tem previsão de conclusão em julho de 2013. O trabalho começou com o levantamento da demanda atual por transporte público, levando em conta também a demanda reprimida, ou seja, as pessoas que utilizam transporte particular e que poderão migrar para os meios coletivos.
Estudo semelhante foi realizado há 30 anos, quando população e frota de veículos eram significativamente menores. As ações do Plano pretendem resultar em medidas previstas no PAC Mobilidade das Grandes Cidades.
Em Santa Rita, o problema atingiu níveis intoleráveis
O prefeito eleito de Santa Rita, Reginaldo Pereira ((PRP), o problema da mobilidade urbana no município atingiu níveis intoleráveis. Apenas uma empresa de transporte público está habilitada para fazer o transporte de cerca de 30% da população local que trabalha e estuda em João Pessoa. “O ideal é que tenhamos corredores expressos de acesso, com avenidas bem pavimentadas veículos seguros e eficientes”, disse.
Entretanto, a realidade de Santa Rita é outra. O transporte chamado de alternativo é o que o prefeito chama de “a salvação da população” que depende de meios coletivos para se locomover.
Reginaldo Pereira afirmou que está sensível ao problema de trânsito e mobilidade urbana. Mesmo o município não tendo receita própria para nenhum investimento no setor. Em relação ao sistema de VLT, ele diz que quer discutir sobre o assunto que qualquer medida que melhore a situação caótica que se encontra será bem vinda.
O prefeito eleito informou que já esteve com o Governador e este lhe garantiu ajuda para melhorar a malha viária urbana de Santa Rita. “Também já tive informações de que os investimentos que João Pessoa receber do Governo Federal para o setor serão extensivos à Santa Rita por fazer parte da mesma microrregião”, diz.
 “João Pessoa não tem para onde crescer, senão para Santa Rita, por isso é necessário que o Governo do Estado pense na implantação de novas vias, como um corredor expresso ligando o Distrito Industrial (João Pessoa) ao Conjunto Marcos Moura (Santa Rita)”, exemplificou o prefeito.
Cabedelo quer acabar com dependência da BR230
O prefeito eleito de Cabedelo, José Maria de Lucena Filho – Luceninha (PMDB) –, diz que pela primeira vez a cidade terá um gestor que incluirá a mobilidade urbana como uma de suas pautas prioritárias. Ele diz que não tem como pensar na infraestrutura da cidade sem incluir um estudo que resulte em ações efetivas para melhorar o trânsito e o transporte local. 
O trânsito da cidade é diferenciado por causa do porto, que gera uma média de 1.000 caminhões trafegando em sua área urbana diariamente. “É preciso uma mudança na estrutura do trânsito, apresentando alternativas para a entrada e saída de veículos em Cabedelo”, analisa o prefeito. Ele disse que já está conversando com outros prefeitos para elaboração de projetos que acabem a dependência da cidade da BR 230.
Em relação ao transporte público, o prefeito sabe que o serviço oferecido hoje não atende satisfatoriamente, uma vez que centenas de trabalhadores de outras cidades exercem suas atividades em empresas de Cabedelo. “Os usuários acabam recorrendo ao transporte alternativo, que, no final das contas, se torna outro problema para as cidades”, explicou o prefeito eleito, completando que pretende se reunir com seus colegas das cidades vizinhas e com o superintendente da CBTU para buscar soluções para o problema.
VLT e BRT
Cada VLT será composto por três carros movidos a tração diesel-hidráulica ou diesel-elétrica, em bitola métrica. Os carros serão fabricados em caixa de alumínio, tração nas extremidades, com climatização, reserva de espaços para portadores de necessidades especiais com sinalização de acordo com a legislação, sistema sonoro interno, cadeiras acolchoadas e piso antiderrapante.
Já os BRT são ônibus articulados com 20 metros de comprimento e capacidade média para até 160 passageiros. Os veículos possuem articulação sanfonada, proporcionando comprimento equivalente a dois ônibus convencionais.
A novidade está no conforto e segurança, superiores aos ônibus articulados que circulam hoje, e na criação de corredores expressos, que tornarão o caminho livre para que façam seus trajetos em menor tempo e com menor desgaste, sem riscos à segurança dos passageiros. fonte;portalcorreio

domingo, 18 de novembro de 2012

NAÇÃO NOVA CRUZ - Debate resumo da semana.

 
Vários serão os assuntos que serão debatidos hoje no programa NAÇÃO NOVA CRUZ, logo mais ao meio dia com as apresentações dos radio jornalistas Claudio Lima, Lenilson Cunha, Eduardo Vasconcelos, com a participação do Prefeito Eleito Cid Arruda, e participações de Duda Xuá, Doutor, entre outros amigos.
Confira um breve resumo dos assuntos que serão discutidos no programa de hoje:
- Com matadouro fechado, com as obras do matadouro novo paradas devido a falta de ação do atual Prefeito, MACHANTES de Nova Cruz arcam prejuizo e abatem animais em outras cidades como Montanhas. Enquanto que outros abatem no Rio Curimatau.
- Funcionários da Educação amargaram atraso no pagamento de Outubro. Depois de 13 dias após o vencimento Prefeito resolve pagar diante da pressão do SINTE e da categoria.
- Lixo se acumula na cidade.

- Depois de muit pressão prefeito atual resolve nomear equipe de transição situacionista.
- Governadora anuncia novos horários de funcionamento das Centrais do Cidadão. Em Nova Cruz horário da Central do Cidadão é reduzido. Agora é das 7 da manhã a 1 da tarde. Usuários estão indignados.
- Funcionários municipais preocupados: Como será o mês de Dezembro? Prefeitura tem 3 pagamentos pela frente: Novembro, décimo terceiro (20% restantes) e Dezembro...
Então sintonizem 107,5 Mhz ou acessem: www.radioagrestefm.com e acompanhem.fonte claudio lima

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

NOVA CRUZ; TRANSIÇÃO É AUTORIZADA PELO ATUAL PREFEITO

Na manha desta segunda-feira (12), o atual prefeito de Nova Cruz, encaminhou oficio ao prefeito eleito Cid Arruda informando os nomes da equipe de transição administrativa compostas pelos seguintes nomes. Como determina Resolução do Tribunal de Contas do Estado e Lei Federal.

 

Comissão de transição do Governo Cid Arruda:

Francisco Dias de Oliveira - Contador - Coordenador; 
Wanderson Silva Azevedo - Advogado; 
Mário Gomes Teixeira - Advogado; 
Profº Miguel Rosa Filho; 
Profª Nízia Maria Barbosa;
Gizelda da Silva Felipe.


Comissão de transição do Governo Atual:

 Dr. José Moraes Neto - Procurador Geral – Coordenador;

Maria Mércia de brito Ferreira - Supervisora de programação Orçamentária- contabilidade;
Helenilda Maria Mascena Santos Alves - Sec. Administração;
Ana Isabel Rodrigues da Silva - Sec. Educação;
Venceslau Brás dos Santos - Sec. Finanças;
Luiz Sergio Melo Pimentel - Chefe de Gabinete


A Reunião será no dia 19.11.2012
Local: Procuradoria do Município.

POSTAGEM EM DESTAQUE

PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa de golpe de Estado Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/pf-indiciamento-bolsonaro-militares-suposta-tentativa-golpe-estado/ Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

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