quarta-feira, 22 de dezembro de 2010


Eclipse lunar total poderá ser visto

Um eclipse total da Lua será visível na terça-feira na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia a partir das 7h41 horário local (5h41 horário de Brasília).
Em 4 de janeiro será a vez de um eclipse parcial do Sol. Da América do Norte até a Islândia, o eclipse da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora (das 7h41 às 8h53 horário local) na madrugada de 20 para 21 de dezembro.
"Está perfeitamente situado para América do Norte, Groenlândia e Islândia", afirma o astrônomo americano Fred Espanak.
Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.
A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 6h33 horário local (4h33 horário de Brasília) de terça-feira. A sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar de 07h41 às 08h53 horário local, voltará a ser eclipse parcial às 10h01 horário local (8h01 horário de Brasília) e recuperará depois a plena luminosidade.
Na Europa Ocidental e ao leste do continente sul-americano, apenas as primeiras fases do eclipse serão visíveis antes do "crepúsculo" lunar. O Japão verá apenas as últimas etapas.
Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para observar os eclipses solares é recomendado usar óculos especiais.
O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro. Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.
Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI. 
Do Terra

    Nenhum comentário:

    POSTAGEM EM DESTAQUE

    Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros, e juízes esperam passaportes para libertar jogador

      A defesa de Daniel Alves depositou nesta segunda-feira (25) a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) para que a Justiça con...