segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011


Cidades

Parede de açude rompe e inunda casas de sítio em Cajazeiras

28/02/2011 07:34
Karoline Zilah
Com informações de Izabella Freitas, da TV Paraíba
Uma barragem situada em um sítio particular rompeu e inundou casas na madrugada do domingo (27) na zona rural de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O caso foi registrado no sítio Roças, mas a água prejudicou os moradores do sítio Vagem de Roça, que ficaram ilhados.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a parede do açude rompeu devido ao volume da água. Foi necessário isolar o local para conter os riscos de deslizamento de terra.
Moradores dos sítio Vagem de Roça informaram à reportagem da TV Paraíba que a última vez que o açude transbordou foi em 1985.
A Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) informou que o açude não era monitorado pelo órgão por se tratar de uma propriedade particular. O engenheiro Isnaldo Cândido explicou que as barragens feitas inapropriadamente sem sangradouro indefinido correm riscos nesta temporada de chuvas. A Central de Monitoramento da Aesa acompanha regularmente a situação de 121 açudes da Paraíba.
Boqueirão
O açude de Boqueirão está com quase 90% de sua capacidade máxima de reserva de água. A expectativa da Aesa é de que a barragem sangre no mês de março.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...