segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

..Um guia turístico para Marte


Imagem de uma câmera da cápsula Phoenix enganchada no foguete espacial Delta II
Viajar das dunas de "Terra Tyrrhena" às recônditas montanhas fundidas; do cânion do "Vale Marineris" ao maior vulcão do Sistema Solar conhecido; do que foi um primitivo oceano, hoje coberto de pó, aos polos congelados. Estes são alguns dos 40 destinos que William Kenneth Hartmann nos propõe para conhecer Marte em seu livro “Guia Turístico de Marte. As Misteriosas Paisagens do Planeta Vermelho”.

Na obra aparecem dados como onde encontrar água ou o tipo de roupa necessária para se proteger. São reunidas muitas das descobertas que a ciência fez sobre este planeta e alguns dos dados mais curiosos que as missões espaciais mostraram até agora.

K. Hartmann: um apaixonado pelo espaço
Seu autor é um cientista que participou da missão americana Mars Global Surveyor e autor de vários livros de divulgação, mas também é pintor de vocação, que reúne ciência e arte em seus desenhos de temas astronômicos, alguns deles incluídos também no guia.

Hartmann, dedicado há anos ao estudo do planeta vermelho, intercala no livro suas lembranças pessoais e memórias em um capítulo que intitula "Minhas Crônicas Marcianas": 15 textos para conhecer o que acontece nos bastidores da ciência astronômica.

"Participei de três missões em Marte, a operação "Mariner 9" fez a primeira cartografia da superfície de Marte em 1971, e na "Mars Global Surveyor", por volta do ano 2000, foram feitas as primeiras fotos de
William K. Hartmann, autor do livro 'Guia Turístico de Marte'
grande resolução. Usei fotos de todas minhas missões anteriores para a obra", comenta o autor.

Certamente já passou pela cabeça de todos se existe a possibilidade de que em um futuro Marte pudesse ser visitado de maneira "normal". O autor proporciona uma dose de esperança, já que assegura que as condições para criar uma estação científica em Marte "não são muito diferentes de uma estação científica no polo sul terreste (a Antártida)".

Hartmann aponta diversos conselhos para os humanos que queiram seguir seus passos e visitar o planeta.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...