segunda-feira, 17 de novembro de 2014

NOVA CRUZ/RN: Luta pelos direitos humanos é tema da semana de mobilização - PROJETO SENTINELA

 Secretária da SMAS, Márcia Valéria abrindo oficialmente a Semana de Mobilização do Projeto Sentinela
 Participantes atentos a Abertura Oficial da Semana de Mobilização do Projeto Sentinela

 Abertura Oficial - Projeto Sentinela

 Danilo e Natália Freire
 Tendas completamente tomadas pelos participantes
 Lucas, Gildene, Andressa e Miriam
 Nina e Bernardo
 Apresentação Cultural do Grupo de Dança do CCI - Centro de Referência do Idoso
 Crianças da Creche Irmão Pedro Soares



 Crianças da Creche Irmão Pedro Soares também prestigiaram o evento

 Força Jovem - Apresentação Cultural

 Psicólogo, Bernardo participando da Abertura Oficial do Lançamento da Semana de Mobilização (Projeto Sentinela)

 ALUNOS DA ESCOLA MODELO PRESTIGIANDO O EVENTO
Semana de Mobilização vai foi aberta nessa  segunda-feira (17), na feira-livre de Nova Cruz, com atividades envolvendo feirantes e frequentadores do local.

A Secretaria de Assistência Social de Nova Cruz preparou uma Semana de Mobilização de Luta pelos Direitos Humanos que vai acontecer no período de 17 a 19 deste mês. A medida tem como objetivo o fortalecimento na sociedade do respeito à dignidade humana e a cidadania, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de qualquer outro tipo de origem social ou nacional.Convite Nova Cruz RN
A programação, que será desenvolvida pelos técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), vai ser aberta na próxima segunda-feira (17), na feira-livre de Nova Cruz. No local vai ser armado uma tenda onde serão desenvolvidas atividades de orientação sociojurídica, distribuição de panfletos informativos e adesivagem de veículos alertando para o tema dos direitos humanos.
Os feirantes e frequentadores da feira-livre também receberam brindes da campanha e terão a oportunidade de assistiram a apresentação do coral das crianças do projeto Semear e desfrutar de uma manhã musical, com a difusão de canções que abordam os temas do respeito ao ser humano e da fomentação da paz social.
Ações pedagógicas vão ser levadas para as quatro maiores unidades municipais de educação. Os estudantes das escolas Márcio Marinho, Antônio Peixoto Mariano, Nestor Marinho e Pereira Matos participarão de oficinas de educação em direitos humanos. Já os pais e responsáveis por crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil ou vítimas de violação de direitos serão trabalhados em uma oficina de orientação e reflexão, além de assistirem o desenvolvimento da Oficina Bate Lata, realizada por essas crianças.Convite Nova Cruz RN

A Semana de Mobilização de Luta pelos Direitos Humanos vai contar ainda com o fórum Violação de Direitos: Caminhos Possíveis para um Trabalho em Rede. A conferência vai ser efetivada na manhã da próxima terça-feira (18), no auditório do IFRN. Serão ministradas as palestras: Direitos Humanos e População LGBT, a cargo do psicólogo Bernardo Sena; Violência Contra a Mulher e a Lei Maria da Penha, aplicada pelo advogado Daniel Vinicíus; e O Trabalho em Rede: Caminhos Possívei.
A Abertura Oficial contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Socila - SMAS, Márcia Valéria que representou o Prefeito CID ARRUDA, dos técnicos dos CRAS - Centro e Frei Damião, respectivamente, Juliane Borges e Ivone; da coordenaodora do SEMEAR, Dreyde Karla; da coordenadora do CCI,Eduardo Vasconcelos, articulador do Selo Unicef 2013/2016 Marisete (Nina), do Força Jovem, dos técnicos, Bernardo, Andressa e Sandra - coordenadora do CREAS. Prestigiaram a abertura alunos das Escolas MODELO e Rosa Pignataro, além da Creche Irmão Pedro Soares e a sociedade civil.

NOVA CRUZ/RN: ENCONTRO DOS ADOLESCENTES DO NUCA FOI UM SUCESSO!

 Adolescentes do NUCA - NOVA CRUZ


 Todos em um só coração


 Mesa Oficial de Abertura do Encontro

 Edenilda Costa - SMS

 Gabriel Toge  e Elayne
 Plenária do Encontro

 Matilde Soares - SME
 Magna - Pastoral da Juventude



 Debates - Grupo 1

 Silmara e Sayonara - Juventude Evangélica
 Debates

 Adolescentes do NUCA

 Elayne, Jackosn e Juliane Borges

 Assistente Social, Juliane Borges

 Presidente do CMDCA, Pastor Vieira

 Conselheira Tutelar, Grécia

 Magana e Gabriel - Grupo 2
 Hora do rango

 Washington
 As sorteadas: Elaine, Thais, Erika e Thalita



No último sábado, 15 o NUCA - Núcleo de Participação e Desenvolvimento d@s Adolescentes, juntamente com com o CMDCA e a Comissão Intersetorial promoveram o Encontro de Adolescentes do NUCA.  O evento aconteceu na recém Escola reformada, Antonio Peixoto Mariano, com a participação de 60 (sessenta) jovens e 6 (seis) técnicos das Secretaria de Assistência Social, Educação e Saúde, além de 05 (cinco) estudantes de Assistência Social da UNOPAR.
O evento teve como objetivo discutir, debater e colher propostas de temas que envolve os jovens no seu dia a dia, como Estatuto da Juventude; Estatuto da Criança e do Adolescentes; Grêmio Estudantil; Ideologia; Espaço Cultural e Campanhas Contra a AIDS, HOMOFOBIA, RACISMO, PROSTITUIÇÃO INFANTIL e TRABALHO INFANTIL, como também a Defesa do Meio Ambiente.
Após a formação da Mesa Oficial do evento houve o Hino do Estudante (Coração de Estudante), vídeo exibido na voz de Zé Ramalho.  Em seguida iniciou-se os debates sobre os temas específico e depois divisão de 2 (dois) grupos para se aprofundarem nos debates e colhimento das propostas, que destacamos entre elas: Criação de um projeto sobre esporte nas escolas de incentivo a criatividade; Programa do NUCA na Rádio Agreste FM (quinzenal); Realizar um mobilização articulada com os adolescentes, onde se instale pontos estratégicos nos bairros de maior vulnerabilidade social para que os jovens divulguem o papel do adolescentes/NUCA cobrando melhorias e direitos; Criar um Programa de Rádio, onde os adolescentes tenham vez e voz convidando e entrevistando o Poder Público para a efetivação dos Direitos da Juventude; Elaborar junto às escola, um projeto para a juventude que incentive-os a criatividade e o lazer através do esporte, dança, teatro, música, etc; Reunir com os diretores/as de escolas, professores, pais e alunos para a criação dos Grêmios Estudantis nas escolas Cumprimento da Meia Entrada nos estabelecimentos culturais; Guichê na Central do Cidadão e Terminal Rodoviária para vendas de MEIA PASSAGEM PARA TODOS OS MUNICÍPIOS DO ESTADO, entre outras propostas.
Após as discussões e debates nos sub grupos, houve a escolha do Moderador do NUCA e os 2 (dois) adolescentes que irão ao Curso de Capacitação, que irá ocorrer dia 29 de novembro na Escola de Governo em Natal/RN, promovido pela Casa Renascer e UNICEF.  Foram eleitos moderadores/as: ELAINE DOS SANTOS SILVA; THAIS VALDEVINO DA SILVA E ERIKA CRISTINA DUARTE DA ROCHA SILVA e os 2 (duas) adolescentes que irão participar do curso dia 29 em Natal, foram: Elaine dos Santos Silva e Erika Cristina Duarte da Rocha.
Participaram da Mesa de Abertura: Eduardo Vasconcelos, articulador; Matilde Soares, representando a Secretária de Educação, Drª Valéria Arruda Câmara; Edenilda Pereira da Costa, representando a Secretária de Saúde, Rita de Cássia Rodrigues; Pastor José de Sousa Vieira, presidente do CMDCA; Gabriel Toge, representando a AMES; José Jadson Batista, representando a Juventude Evangélica e Elaine dos Santos Silva, representando a Juventude Católica.  Participou também do evento, Maria Beatriz Soares Silva, secretária da ANE/RN (Associação Norteriograndense de Estudantes) e Washington Baraúna, diretor do CPC DA ANE/RN (Centro Popular de Cultura).
O evento contou com apoios das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, Prefeitura de Nova Cruz, AMES, CPC DA ANE/RN, CPC/RN, AMES, Igrejas Católica e Evangélicas, Rádio Agreste FM, Casa Renascer, CMDCA, Conselho Tutelar, Escolas Municipais e Estaduais, UNOPAR e UNICEF.  fonte. 

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Daniel Alves paga fiança de 1 milhão de euros, e juízes esperam passaportes para libertar jogador

  A defesa de Daniel Alves depositou nesta segunda-feira (25) a fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões) para que a Justiça con...