segunda-feira, 14 de setembro de 2015

No RN, 84,2 mil meninas de 9 a 11 anos devem se vacinar contra HPV

Mobilização nacional pela 2ª dose foi lançada nesta quinta-feira (10).
Até agosto de 2015, apenas 36,2 mil meninas receberam vacina no estado.

Do G1 RN
Vacinação terá início nesta terça-feira (10); meninas que participaram das campanhas de 2013 e 2014 e não tomaram todas as doses da vacina também poderão participar (Foto: Divulgação/Semsa)Mais de dois milhões de adolescentes deixaram de tomar a segunda dose da vacina contra HPV em 2014 (Foto: Divulgação/Semsa)

O Ministério da Saúde estima que 84,2 mil meninas de de 9 a 11 anos devem tomar a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no Rio Grande do Norte. Até agora, segundo o órgão, 36,2 mil garotas se vacinaram, o que representa 43% do público alvo com essa faixa etária. O Ministério da Saúde lançou uma mobilização nacional para incentivar pais e responsáveis a levarem as meninas de 9 a 11 anos para tomar a segunda dose da vacina.

As adolescentes desta faixa etária tomaram a primeira dose da vacina há seis meses, portanto devem retornar a um posto para receber a segunda dose. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.

No ano passado, quando a vacina foi disponibilizada no Sistema SUS, 95,3% do público estimado foi vacinado com a primeira dose no estado, alcançando 79,8 mil meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 41,9 mil destas meninas procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 49,8% do público.
Os números de 2015 são inferiores à média nacional. Até agosto deste ano, 4,9 milhões de meninas tomaram a primeira dose da vacina, o equivalente a 50,9% do público esperado para a campanha. Em relação a 2014, a primeira dose da vacinação superou o público estimado, chegando a  5 milhões de meninas. Entretanto, apenas 3 milhões procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose.
Segundo o ministério, a vacina contra HPV é indicada para adolescentes de 9 a 13 anos. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
Após a primeira dose, a menina deve receber a segunda seis meses depois, e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, todas as meninas de 11 a 13 anos que só tomaram a primeira dose no ano passado também  devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14 e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. fonte.http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...