segunda-feira, 7 de outubro de 2019

GESTÃO PÚBLICA SE FAZ ASSIM - CID ARRUDA 40


Realizações
a) Infra-estrutura
No governo do prefeito Cid Arruda a infra-estrutura teve vez e voz.
Centenas de famílias foram beneficiadas com o programa de pavimentação e drenagem, que alcançou dezenas de ruas e avenidas da cidade.
Bairros como o Frei Damião, São Judas Tadeu, Santa Maria Goreth, Cidade do Sol, Alto das Flores, Alto de Santa Luzia e Cedron são exemplos do trabalho e do compromisso de quem construiu uma Nova Cruz melhor.
A administração Cid Arruda priorizou o comércio local com o Plano de Revitalização do Centro Histórico.
Fomentou a instalação de novas empresas devolvendo vida comercial a parte baixa da cidade.
Urbanizou o Balneário do Açude Recreio, na comunidade do Alto de Santa Luzia, e ampliou o Cemitério Público Municipal reformando completamente a sua fachada.
O Plano de Edificação de Praças e área de lazer da gestão Cid Arruda abraçou toda a cidade.
A Praça do Marco Zero, A Praça de Eventos Mauro Pessoa, O Mirante Paulo Agostinho, A Praça Frei Damião, A Praça Belo Moreno na Comunidade da Conceição, A Praça São Sebastião, A Praça Carlos Matos e outras espalhadas pela cidade foram responsáveis por devolver vida nova a áreas antes esquecidas.
Cid Arruda ainda empreendeu esforços e conseguiu a revitalização completa do Terminal Rodoviário Antônio Alves Flor.
Encampou a luta pela pavimentação asfáltica da rodovia interestadual denominada Estrada do Futuro, que liga Nova Cruz ao estado da Paraíba.
E foi o principal responsável pelo início das obras de saneamento básico da cidade, inclusive doando terreno para a edificação do Sistema de Esgotamento Sanitário.
b) Saúde:
No governo Cid Arruda o cidadão e a cidadã novacruzense tiveram o seu direito a saúde respeitada.
O Hospital Municipal Monsenhor Pedro Moura passou por reformas que abrangeram as Salas de atendimento clínico, Ambulatórios, Laboratório de Exames e todo o interior das instalações, inclusive ganhando um moderno centro cirúrgico, que possibilitou a certificação de Hospital Amigo da Criança concedida pela UNICEF.
O trabalho pela saúde municipal foi mais além com a construção, reforma e ampliação de 20 unidades de saúde espalhadas pelas zonas urbana e rural de Nova Cruz.
O Posto de Saúde Sebastiana Pereira Nunes; O Posto de Saúde Zacarias Martins; O Posto de Saúde Centro; O Posto de Saúde Assis Chateaubriand; O Posto de Saúde Drº Otacílio da Costa Lira são exemplos da gestão Cid Arruda na área urbana.
Já na região rural Cid Arruda empregou esforços e levou unidades de saúde para as comunidades pólos como Xique-Xique; Lagoa Seca; Trigueiro; Lagoa Limpa do Fernando; Conceição e Quatro Voltas.
Nova Cruz também ganhou um moderno Centro de Especialidades Odontológicas, novas ambulâncias e microônibus para transporte de pacientes com necessidade de realizar hemodiálise.
Contava com 13 (treze) equipes do Programa Saúde da Família e 13 (treze) do Programa Saúde Bucal, passando a ser referência de saúde entre os municípios da região agreste.
c) Educação:
Na educação o município deu um salto. Ampliou o número de vagas com a aquisição da Escola Cenecista Nestor Marinho, possibilitando acesso a sala de aula para mais de 600 novos estudantes da rede municipal de ensino.
Com empenho e dedicação Cid Arruda conseguiu a instalação de um Núcleo da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
A iniciativa trouxe os cursos de graduação em Direito e Ciências da Computação para o município.
Outra ação importante na área de graduação foi a reativação do Núcleo de Ensino Superior do Agreste da UFRN que passou a oferecer curso superior a distância para a população de Nova Cruz e região.
Cid Arruda lutou e seu empenho trouxe para Nova Cruz uma unidade do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que hoje é responsável pela formação tecnológica de vários jovens da cidade. Também empenhou esforços e conseguiu a doação de um terreno do governo do RN onde foi edificada uma unidade do SESC LER.
Na gestão Cid Arruda várias escolas municipais da cidade e do campo passaram por reforma e ampliação de suas estruturas.
Foi criada a Escola Municipal de Informática Raniery Allison, que formava a cada ano cerca de 300 estudantes, oriundos das escolas públicas do município.
A gestão Cid Arruda valorizou o professor com o incentivo permanente a graduação e pós-graduação.
O professor novacruzense recebia 14º salário, contava com um plano de capacitação continuada e no final da gestão Cid arruda já era o terceiro profissional da educação mais bem pago entre os municípios do Rio Grande do Norte.
Cid Arruda manteve uma merenda escolar de qualidade, ampliou o transporte escolar e promoveu ações continuadas de educação inclusiva, combate as drogas, além da manutenção do programa Escola Ativa nas comunidades rurais de Lagoa da Mata, Juriti, Lagoa do Couro, Trigueiro, Maranhão, Jatobá, Capim Açu e Relâmpago.
d) Esporte e Cultura: (Bloco de Imagens);
Texto:
Nova Cruz passou por uma reestruturação completa de suas praças de esporte e lazer.
O primeiro passo foi a reforma e restauração do Ginásio Poliesportivo Giovanna de Azevedo Targino, que passou a ser palco da etapa regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern’s).
Quadras poliesportivas foram construídas nas comunidades rurais da Conceição, Lagoa Limpa, Lagoa de Serra, Serrote dos Bezerras, Lagoa Seca e Primeira Lagoa.
Na zona urbana a gestão Cid Arruda construiu a quadra poliesportiva do bairro Frei Damião. Reformou e reestruturou a quadra prefeito Ormildo Matos e a quadra da Escola Municipal Nestor Marinho recebeu cobertura completa.
A prefeitura ainda edificou a estrutura do campo de futebol do União Esporte Clube, que recebeu vestiário, arquibancadas, banheiros e nova fachada.
Na gestão Cid Arruda o incentivo a prática desportiva foi constante com a realização dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais, que envolvia centenas de jovens e crianças.
Nova Cruz passou a ser palco da etapa Nordeste do Campeonato de MotoCross, diversas competições esportivas eram incentivadas durante todo o ano e foi dado o primeiro passo para a construção do Estádio Municipal Celso Lisboa.
Na cultura Cid Arruda revitalizou o carnaval de rua com matinês, arrastões e muita música que permanecia durante os cinco dias de folia.
A festa de São Pedro foi ampliada com 30 horas de forró e concurso de quadrilhas juninas.
Foi criado o Auto de Natal. A orquestra municipal de violinos e flautas. A Casa de Cultura Popular. O Festival de Violeiros. O Projeto Arte na Praça. A feira de Artesanato. E diversas exposições e oficinas culturais de filmagem, fotografia, violão, cinema, balé, capoeira, artes plásticas e muitas outras fizeram parte do calendário cultural do município.
e) Assistência Social e Moradia:
No governo Cid Arruda a construção e reforma de casas populares foi prioridade. A ação foi responsável pela construção de cerca de 500 moradias, mais de 350 reformas em habitações que se encontravam em estado de carência estrutural e ainda foram construídas 200 unidades sanitárias.
Programas de combate ao déficit habitacional foram responsáveis por levar dignidade e casa nova a famílias residentes na cidade e no campo.
Exemplo são os Conjuntos Lica Moreira, Nova Vida, Bairro de Santa Luzia e as comunidades rurais da Conceição, Lagoa Limpa, Lagoa dos Currais, Jatobá, Lajedo da Onça e Xique-Xique, que foram beneficiadas diretamente com a ação social.
A gestão Cid Arruda cuidou da qualificação permanente do cidadão de Nova Cruz e formou mais de 3000 pessoas em curso de Pedreiro, Pintor Predial, Confecção de bolsas e bonés, Pintura em Tecido, Corte de Cabelo, Fabricação de Bijuterias, e tantos outros que abrangeram jovens, adultos e idosos, sendo responsável pela melhoria na renda dos cidadãos assistidos.
Cid Arruda ainda manteve programas sociais de grande importância para a população mais carente do município. Projetos como o Despertar, Vida Nova, Construindo o Cidadão, Inclusão e Cidadania, Culinária da Vovó, Gestante Cidadã, Peixe para o Povo, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Juventude Cidadã e AABB Comunidade levaram justiça social para quem mais precisa.
f) Agricultura:
O homem do campo contou com o compromisso de Cid Arruda que desenvolveu ações importantes nessa área.
O pequeno agricultor foi assistido com o Programa de Corte de Terra e Distribuição de Sementes. O Projeto Luz Para Todos levou eletrificação rural para várias comunidades.
Cid Arruda implantou cisternas e chafarizes comunitários e perfurou poços que diminuíram o déficit de água nessas localidades.
O Programa Horta Comunitária e o Compra Direta Local da Agricultura Familiar geraram renda ao homem do campo.
Também foram desenvolvidas obras de ampliação do abastecimento d’água com o programa de adutoras e os projetos de incentivo e apoio a apicultura, bovinocultura, construção de casas de farinha e aquisição de equipamentos para associações rurais, além de cursos de capacitação voltados para as famílias da zona rural de Nova Cruz.
O Olhar do Prefeito Cid Arruda para o homem do campo e sua família foi amplo e conduziu para a zona rural não apenas incentivo para a agricultura e a pecuária, mas também a infraestrutura responsável pela melhoria da Saúde (Com instalações de vários postos de saúde em áreas rurais), da Educação (Melhoria estrutural das escolas e implantação do Programa Escola Ativa) e do Esporte e Lazer do cidadão do campo (Construção de quadras da cidadania em comunidades pólos da zona rural).

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...