quarta-feira, 23 de junho de 2021

John McAfee, criador do antivírus McAfee, é encontrado morto em prisão de Barcelona

 


Foto: Darrin Zammit Lupi/Reuters

John McAfee, criador do antivírus com seu sobrenome, foi encontrado morto nesta quarta-feira (23) em uma cela em Barcelona, na Espanha, onde estava preso. Ele tinha 75 anos e ainda não há informações oficiais sobre a causa de sua morte. Os primeiros a anunciarem a morte foram os jornais espanhóis. Em seguida, o Departamento de Justiça da Catalunha confirmou a informação e afirmou que existe suspeita de suicídio, de acordo com a agência Reuters.

 

O empresário se envolveu em diversas polêmicas em seus últimos anos de vida, e foi preso preventivamente na Espanha. Autoridades dos Estados Unidos acusaram McAfee de fraude fiscal ao não pagar imposto por seus ganhos. Famoso por inventar o sistema de proteção de computadores, McAfee vinha se dedicando ao comércio de criptomoedas nos últimos tempos. Ele foi preso em outubro no aeroporto de Barcelona e colocado em prisão preventiva enquanto aguardava a resolução do pedido de extradição.

Sonegação e polêmicas envolvendo John McAfee

De acordo com os Estados Unidos, McAfee teria lucrado mais de US$ 10 milhões entre 2014 e 2018, proveniente de atividades no mercado de criptomoedas, consultoria, conferências e vendas de direitos para a produção de um documentário biográfico. Apesar disso, John não teria apresentado declarações fiscais sobre esses ganhos.

Os advogados de defesa chegaram a afirmar que McAfee foi processado por “razões políticas, ideológicas ou semelhantes”, mas a hipótese foi descartada pelo Tribunal Nacional José de la Mata. Em declarações feitas nos últimos anos, John McAfee afirmava ser vítima de um complô.

O empresário enfrentou diversas polêmicas ao longo de sua vida, incluindo o vício em drogas – o que também o levou ao tráfico. Em 2009, ele se mudou para Belize após uma crise em seus negócios nos EUA. Por lá, McAfee onde abriu uma companhia farmacêutica, e logo depois apareceu no noticiário vinculado a criminosos e à morte de seu vizinho Gregory Faull. Ele também foi acusado de estuprar a parceira de negócios Allison Adonizio. Em 2010, a McAfee foi comprada pela Intel por US$ 7,68 bilhões.

A prisão em outubro de 2020 ocorreu no aeroporto El Prat, em Barcelona, ​​quando McAfee estava prestes a embarcar em um voo com destino a Istambul. Ele foi encaminhado para a prisão Brians 2, onde permaneceu até esta quarta-feira (23). Em março, chegou a ser acusado formalmente de fraude em um esquema de criptomoedas pelo Departamento de Justiça americano. Com informações de El País/G1

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...