domingo, 4 de julho de 2021

Governo do RN culpa prefeituras por aplicação de vacinas vencidas, mas pondera que dado pode ser fruto de cadastro tardio

 

Vacina contra a Covid-19 é distribuída pelo País afora – Foto: Reprodução

O Governo do Rio Grande do Norte afirmou nesta sexta-feira (2) que todas as cargas de vacina contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas para as prefeituras dentro do prazo de validade e que, se houve aplicação de vacinas vencidas, a culpa é dos municípios. CLIQUE AQUI e verifique se você pode ter recebido vacina vencida.

Através de nota da Secretaria de Saúde (Sesap), a gestão estadual ponderou, no entanto, que parte dos dados sobre vacinas vencidas pode ser fruto de um cadastro tardio no sistema. Ou seja, as prefeituras podem ter aplicado a vacina no prazo, mas só cadastrado depois – o que gerou a interpretação equivocada.

“A Sesap esclarece que todas as doses dos imunizantes recebidos do Ministério da Saúde, incluindo os lotes da Astrazeneca apontados com aplicação vencida, foram distribuídas e entregues em tempo oportuno às regionais de saúde e para os municípios dentro do prazo de validade”, enfatizou a secretaria.

E complementou: “Todas as doses são conferidas e protocoladas antes da efetivação da distribuição, passando por um processo de conferência a cada remessa executada pela Rede de Frio do Estado do Rio Grande do Norte, o que assegura que as doses saiam da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) com qualidade aferida.”

Na nota, a equipe de imunização da Sesap apontou, ainda, que pode ter ocorrido o “tardio registro na plataforma”, que faz com que a data da aplicação do imunizante seja diferente da data que realmente foi aplicado. “É importante ressaltar que, como orienta o Ministério da Saúde, cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, esclareceu a pasta estadual.

“Neste momento, a equipe trabalha em diálogo com os municípios para conferir todas as doses que estão apontadas como vencidas para alinhar e orientar as melhores medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise”, frisou a pasta.

Como o PORTAL DA 98 FM mostrou nesta sexta-feira, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina Oxford/AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do País, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram publicada pela Folha de São Paulo.

O Rio Grande do Norte está entre os estados que receberam e aplicaram imunizantes fora da data de validade. Foram 178 doses vencidas aplicadas.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Entre as cidades potiguares que mais receberam os imunizantes vencidos, estão João Câmara (com 55 doses), Augusto Severo (42) e Baía Formosa e Mossoró (ambos com 15 doses).

Em Natal, foram 12 doses vencidas aplicadas.

Se você já foi vacinado, CLIQUE AQUI e confira se sua vacina pode ter sido aplicada com data de validade vencida.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

ELEIÇÕES 2024 Belém: com 55,7%, Dona Aline vence todos cenários, mostra Opinião/Rede Mais

  Prefeita de Belém, Dona Aline (MDB), lidera, com folga, as intenções de voto na pesquisa Opinião/Rede Mais Se as eleições em Belém, no Bre...