Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do País, o que compromete sua proteção contra a Covid-19.
Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foi publicada pela Folha de São Paulo.
O Rio Grande do Norte está entre os estados que receberam e aplicaram imunizantes fora da data de validade. Foram 233 doses vencidas aplicadas.
Se você já está vacinado, confira se no cartão de vacina consta um dos lotes abaixo e se a aplicação foi depois da data de validade. Se você se enquadrar, procure uma unidade básica de saúde para receber orientações.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Entre as cidades potiguares que mais receberam os imunizantes vencidos, estão João Câmara (com 55 doses), Augusto Severo (42) e Baía Formosa e Mossoró (ambos com 15 doses).
Em Natal, foram 12 doses vencidas aplicadas.
Além disso, ainda de acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.
Em nota, o Ministério da Saúde informou “que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas” e que “as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais”. “Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”, informou a pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário