sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Presidente da Anorc sugere que governo Fátima descumpre regra do Programa do Leite: “Não sabemos onde o leite é comprado”; VEJA VÍDEO


Programa do Leite atende 88 mil famílias no RN – Foto: Governo do RN / Reprodução

O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos, afirmou nesta quinta-feira (23), em entrevista à 98 FM Natal, que desconfia que o Governo do Estado está descumprindo uma das regras do Programa do Leite.

Marcelo Passos ressaltou que o regulamento do programa estabelece que apenas produtores potiguares podem ser contratados pelo Governo do Estado, mas ele disse não saber quais são os fornecedores do programa atualmente.

“O Programa do Leite é bem escrito. A professora Fátima Bezerra reeditou esse programa, é um programa de muito recurso. Mas está faltando um elemento que eu tenho questionado muito: é o DNA do leite. Lá está escrito. O leite tem que ser comprado no Rio Grande do Norte. Mas nós não sabemos de onde o leite é comprado”, enfatizou Passos, em entrevista ao programa “Repórter 98”.

Presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc), Marcelo Passos – Foto: 98 FM / Reprodução

O presidente da Anorc diz que “faz uma década” que busca se certificar sobre o “DNA do leite” que abastece o programa. “É um programa importante, um programa de governo que atende a ponta, o produtor, gera economia no campo. Tem que ter luz nesse programa”, encerrou.

Procurada pelo PORTAL DA 98 FM, a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), que coordena o programa, não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Veja vídeo:

Como funciona o programa

O Programa do Leite é um programa de segurança alimentar que faz a distribuição de 5 litros de leite por semana para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa incentiva a cadeia produtiva do leite, a agricultura familiar, a agropecuária e a indústria de laticínios, mediante o apoio à produção, comercialização, industrialização e consumo de leite (bovino e caprino).

Segundo o Governo do Estado, cerca de 88 mil famílias são atendidas atualmente pelo programa. Elas recebem o leite gratuitamente. São distribuídos por mês quase 2 milhões de litros de leite. O Governo do RN investe R$ 47 milhões por ano, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

A seleção dos participantes do Programa do Leite é realizada por meio do banco de dados do Cadastro Único. Os beneficiários são selecionados automaticamente de acordo com os critérios sociais do cadastro. As famílias que querem participar precisam procurar a unidade responsável pelo CadÚnico no seu munícipio e atualizar o cadastro.

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Guerra de facções criminosas em João Pessoa repercute em mídia nacional

  Uma guerra entre facções criminosas tem sido apontada como uma das principais causas para o aumento do número de assassinatos na G...