quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Reação Cinco vereadores alegam abandono e rompem com prefeito Álvaro Dias

 

Um rompimento em massa ocorreu na tarde desta quarta-feira, 22, na Câmara de Natal. Parte da bancada de sustentação do prefeito Álvaro Dias, assumiu posição de independência sob a alegação de falta de diálogo e de respeito do Executivo em relação ao Legislativo Natalense.

Saíram da base e formaram um bloco denominado como “Bancada Independente” os vereadores Hermes Câmara (PTB), Anderson Lopes (SD), Klaus Araújo (SD), Tércio Tinoco (PP), e Eribaldo Medeiros (PSB). Com isso o prefeito pode encontrar dificuldades para aprovar o projeto de revisão do Plano Diretor, que está para chegar à Casa nos próximos dias.

A falta de diálogo é uma reclamação unânime enfatizada por todos que deixaram a base aliada.

O vereador Eribaldo Medeiros disse que os parlamentares têm um sentimento de abandono por parte do prefeito: “Saí da base do governo, por não existir diálogo entre o Legislativo e Executivo, dificultando o nosso trabalho. Secretários que não nos atendem ou que não atendem nossas demandas. Há um sentimento de abandono principalmente porque as demandas são enviadas pela população para nosso mandato e não são cumpridas, nos deixando tristes. Uma completa falta de respeito” disse.

Os vereadores também alegam que o prefeito não vem cumprindo também com as emendas parlamentares, provocando desgaste entre os parlamentares e suas bases.

O vice-presidente da Câmara, vereador Klaus Araujo (SD), também enfatizou a falta de diálogo do Executivo com os vereadores da Casa: “O prefeito não dialoga com nenhum dos 29 vereadores da Câmara. Fica difícil legislar sem esse diálogo com o Executivo. A criação da nova bancada não vai atrapalhar a discussão do Plano Diretor, ao contrário, vai fortalecer o debate com três bancadas diferentes”.

Segundo o vereador Anderson Lopes, a falta de diálogo pesou na tomada de posição: “Falta de compromisso, de trato com os vereadores. Os secretário não recebem os vereadores, nossas emendas não foram cumpridas. Em nove meses, apenas uma reunião com os vereadores. O Executivo precisa respeitar o Legislativo. A Câmara não é um puxadinho da Prefeitura, somos poderes independentes, por isso formamos o bloco independente”, afirmou.

O vereador Hermes Câmara será o líder do novo bloco: “Criamos uma bancada independente, precisamos discutir as pautas da melhor forma. Não temos respaldo do Executivo. É uma situação que já vinha se prolongando”, concluiu o líder do novo bloco parlamentar.

Com essa decisão, o prefeito ainda tem a maioria na Casa, com 19 dos 29 vereadores, mas ainda permanece sem liderança no Legislativo, depois de um mês da saída da vereadora Nina Sousa do posto.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Sete suspeitos são presos por morte da advogada Brenda em Santo Antônio

  A Polícia Civil prendeu sete pessoas que são investigadas pelo assassinato da advogada Brenda Oliveira, 26 anos, e do cliente dela, Janiel...