Fotos: Reprodução/Redes Sociais
Um forte temporal atingiu a cidade de Petrópolis, localizada na Região Serrana do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (15), provocando alagamentos, inundações e deslizamentos em vários pontos. Vídeos, divulgados nas redes sociais, também mostram imagens de carros sendo arrastados por fortes correntezas.
De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, Já são 23 mortos. O Centro da cidade ficou inundado e os corpos apareceram depois que o nível do rio desceu. Houve ainda um deslizamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra
Em nota, a Defesa Civil da cidade disse que atua nas ocorrências e decretou estágio de crise na região. O órgão disse ainda que, até o começo da madrugada desta quarta (16), 77 pessoas se encontravam acolhidas nos pontos de apoio que funcionam em escolas da cidade.
A Prefeitura decretou estado de calamidade pública e informou que as equipes dos hospitais foram reforçadas para o atendimento de vítimas. Ainda não há número de feridos, desalojados ou desabrigados
A força da correnteza arrastou carros e assustou pedestres e comerciantes. Também houve queda de barreiras em diferentes pontos.
Devido ao grande volume de água, a Defesa Civil passou a cidade para Estágio Operacional de Alerta. Foram registradas pela Defesa Civil 176 ocorrências, sendo 148 deslizamentos de terra e diversos pontos de alagamentos. Em seis horas, choveu mais que o esperado para o mês inteiro, e o índice de chuva chegou a 259 milímetros.
A maior incidência de deslizamentos ocorreu nos bairros: Centro, Quitandinha, Caxambu, Alto da Serra e Castelânea.
O rio transbordou no Centro, e a velocidade com que a água subiu pegou motoristas de surpresa, que não tiveram tempo de escapar da inundação. Uma das imagens que circulam nas redes sociais mostra um carro sendo arrastado com os ocupantes dentro .
A Defesa Civil informou que os pontos de apoio para acolhimento de moradores em área de risco foram abertos. Com informações do g1/Região Serrana
Nenhum comentário:
Postar um comentário