quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Petrobras não vai ‘segurar preços’, diz General Silva e Luna, Presidente da estatal

 

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, reiterou nesta quinta-feira, 3, que a companhia não pode e não irá segurar o preço dos combustíveis de forma artificial.

As declarações foram dadas durante participação em um seminário on-line promovido pelo Credit Suisse.

“A gente tem visto que isso tem sido entendido, que não seja a Petrobras a segurar preços. Trabalhamos em cima da legalidade, temos de praticar preços de mercado”, afirmou o presidente da estatal.

“Sabemos do prejuízo que é tentar segurar preços de forma artificial. Primeiro, vamos perder muitos investimentos, dificultar importação”, completou Silva e Luna.

De acordo com o comandante da Petrobras, ao segurar preços artificialmente, a empresa dificultaria a importação de combustíveis, o que poderia causar desabastecimento no mercado interno. “A Petrobras não pode fazer políticas públicas”, afirmou o general.

Em outubro do ano passado, em artigo publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Silva e Luna já havia deixado claro que não há possibilidade de nenhuma interferência na política de preços da companhia. Na ocasião, ele citou os desarranjos na economia durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Considerando a participação de 37%, direta e indireta, da União Federal (incluindo o BNDES), faz sentido a frase que diz que ‘a Petrobras é um patrimônio de todos os brasileiros’. E porque todo brasileiro é dono da Petrobras, nenhum de nós gostaria de voltar a ver a empresa em apuros financeiros, como ocorreu em 2015”, escreveu o presidente da estatal no artigo.

“O cumprimento das leis e regras vigentes assegura o retorno adequado de seus bons investimentos e a saúde necessária para continuar investindo. Qualquer caminho diverso do legalmente previsto é uma ameaça ao futuro da empresa”, alertou o general. “Em pouco tempo não haveria nem preços mais baixos, tampouco a riqueza e os empregos que a Petrobras gera hoje para a sociedade. A prática de preços alinhados a mercados competitivos é, portanto, mais que uma questão de escolha, é uma obrigação legal e uma questão de sobrevivência.”

PEC dos Combustíveis e política de preços da Petrobras
Na quarta-feira 2, em entrevista à Jovem Pan, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, afirmou que a discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Combustíveis deve passar, necessariamente, pelo debate sobre a política de preços da Petrobras.

“É preciso aguardar uma proposta do governo. Não foi apresentado nada até agora”, disse Ramos. “O que vai resolver o problema dos combustíveis não é simplesmente a questão dos tributos que incidem sobre ele. Também precisamos discutir a política de preços da Petrobras ou algum mecanismo de compensação para o equilíbrio do preço”, completou.

Revista Oeste

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...