quinta-feira, 23 de março de 2023

É visível que é uma armação do Moro’, diz Lula sobre plano para atacar senador

 


O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira que desconfia que o plano para atacar o Senador Sergio Moro (Uniao-PR) é uma “armação” do ex-juiz da Lava-Jato. A declaração foi dada pelo petista durante sua visita ao Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio, onde está a linha de produção do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil.

Ao ser indagado como acompanhava o plano criminoso revelado pela PF de atacar o Moro e outras autoridades, o presidente reagiu:

— Eu acho que é mais uma armação do Moro. Mas vou ser cauteloso, quero ver o que aconteceu — disse Lula, enfatizando novamente: — É visível que é uma armação do Moro. Mas não vou atacar ninguém sem ter provas. E se for mais uma armação ele vai ficar mais desmascarado ainda. Não sei o que ele vai fazer da vida se continuar mentindo como está mentindo.

Lula participou da agenda no Rio em um gesto para se aproximar das Forças Armadas, e visitou o Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. No local está a linha de produção do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil.

O petistas visitou as instalações do programa que foi lançado por ele em 2008, em seu segundo mandato. Lula se reuniu por cerca de 15 minutos com o comando Marinha e almoçou na base naval.

Acompanharam a vista a primeira-dama Janja da Silva; a ministra do Turismo, Daniela Carneira; o senador Renan Calheiros; a Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet; a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; e o Ministro Chefe do GSI, General de Divisão Gonçalves Dias.

A principal estratégia do petista para melhorar a relação do governo com os militares é a retomada de investimentos em projetos de interesse das tropas, como é o Prosub.

A relação com a caserna que já era de desconfiança devido aos alinhamento ideológico da instituição com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), começou ainda mais turbulenta em seu novo governo com os ataques do dia 8 de janeiro e a consequente demissão do comando do Exército.

Ao longo de seu mandato, Bolsonaro também visitou o complexo de Itaguaí para participar do lançamento do submarino Humaitá. Lula visitou essa mesma embarcação que está em fase de testes e deverá ser entregue em pleno funcionamento à Marinha ainda neste ano.

O projeto do Prosub inclui a construção de quatro submarinos de propulsão convencional — com motores diesel-elétricos de fabricação francesa — e uma quinta embarcação de propulsão nuclear, com previsão de entrega somente em 2031.

O programa prevê um investimento total de R$ 37,1 bilhões e é fruto de uma parceira estratégica de transferência de tecnologia com a França.

Além da promessa de investimentos em projetos caros à caserna, Lula prevê participar de formaturas de oficiais ao longo do ano, como forma de demonstrar prestígio aos militares. O mesmo expediente foi seguido por Bolsonaro ao longo de seu mandato.

O principal desafio do petista é estabelecer uma boa relação com as cúpulas hierárquicas das Forças, que se politizaram ao longo dos últimos anos e influenciam ideologicamente toda a tropa.

— Lula está vindo colher uma semente do que ele plantou em 2008 — disse o Contra-Almirante Luiz Roberto Cavalcanti.

A agenda também reforça a promessa de campanha do petista de retomar o investimento na indústria naval do Rio de Janeiro.

O Globo

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...