O Governo Federal anunciou a recuperação de 130 quilômetros de
rodovias estaduais no Rio Grande do Norte, impactadas com desvio de
tráfego decorrente do bloqueio total do tráfego no km 203,6 da BR-304,
causado pela queda da ponte sobre o rio Ponte de Serra, no município de
Lajes, em 31 de março deste ano. O Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) publicou nesta terça-feira (31) o
edital de licitação para contratar a empresa responsável pelos serviços
de conservação e recuperação das vias.
Entre os trechos a serem restaurados estão as rodovias RN-118
(BR-304, em Itajá, até BR-406, em Macau), RN-129 (BR-304, em Lajes, até
Pedra Preta), RN-263 (RN-129, em Pedra Preta, até o perímetro urbano da
cidade), RN-269 (Nova Cruz a Passa e Fica) e RN-093 (RN-011, em Lagoa
D’Anta, até Tangará).
Durante o período de interdição no km 203,64 da BR-304, devido à
reconstrução da ponte, as rodovias estaduais absorveram o fluxo do
tráfego da principal via de escoamento logístico do estado.
O início das obras está previsto para o final de janeiro de 2025, com
um investimento estimado em R$ 88,8 milhões. O resultado da licitação
deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro.
“Estamos entregando uma nova ponte, mais moderna e segura, e, agora,
vamos restaurar os trechos rodoviários que absorveram o fluxo de
veículos durante o incidente com a ponte em Lajes. Seguiremos firmes em
parcerias com o Governo Federal para trazer mais bem-estar e cidadania
ao povo do Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra
(PT).
Na segunda-feira (30), o DNIT e o Governo do RN entregaram a nova
ponte sobre o rio Ponte de Serra, em Lajes. A antiga estrutura foi
destruída pelas chuvas de março, interrompendo o tráfego na BR-304 por
50 dias.
Programa estadual de recuperação rodovias está garantido para 2025
O Programa de Restauração de Rodovias Estaduais do Rio Grande do
Norte encerra 2024 com 736,5 quilômetros de estradas recuperadas ou em
fase final de pavimentação, segundo o Departamento de Estradas de
Rodagem (DER/RN). A iniciativa abrange 33 trechos em todas as regiões do
estado, promovendo melhorias na infraestrutura rodoviária para
impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
Entre as obras entregues neste ano, destaca-se o trecho da RN-177,
que conecta os municípios de Pau dos Ferros e São Miguel. A via é
considerada estratégica para o desenvolvimento do comércio, serviços e
turismo, além de facilitar o deslocamento de estudantes. Outro destaque
foi a duplicação do trecho urbano da RN-015, em Baraúna.
O programa, que prevê a recuperação de quase 800 quilômetros de
rodovias estaduais, conta com um investimento de R$ 428 milhões. Os
recursos são provenientes de um empréstimo obtido por meio do Programa
de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), com foco na melhoria da malha
rodoviária potiguar.
O Governo do RN projeta a recuperação de mais de 1.600 quilômetros de
estradas até o final de 2025, com um investimento superior a R$ 1
bilhão. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura (SIN), o custo para
a construção de novas rodovias é estimado em R$ 2,5 milhões por
quilômetro, totalizando R$ 267,5 milhões para 107 quilômetros
planejados. Já a recuperação de 405 quilômetros terá um custo médio de
R$ 1,8 milhão por quilômetro, somando R$ 729 milhões. f; https://tribunadonorte.com.br/