sábado, 12 de novembro de 2011

Vídeo: vulcão volta a ameaçar litoral da PB com tsunami; entenda


O vulcão El Hierro voltou a emitir fortes sinais de atividade no território espanhol das Ilhas Canárias nos últimos dois dias, lançando enorme bolha de ar que rompeu e espalhou cinzas, segundo testemunhas, a uma altura superior a 20 metros.
Estudos desenvolvidos por geólogos sinalizam que o impacto da explosão do El Hierro pode desencadear ondas gigantes (tsunamis) que se desenvolveriam em direção a costa brasileira – incluindo em sua rota o Nordeste e a Paraíba.
Vestígios das fissuras que est
Vestígios das fissuras do El Hierro que estariam se aproximando da ilha Canária
Os sinais do vulcão ocorreram duas vezes no último dia 8: às 17h (hora peninsular) e às 18h10, esta última com menos intensidade.
Veja imagens da erupção vulcânica submarina registradas em 08/11/2011

Depois da segunda bolha, um intenso cheiro a ovo podre - sinal de que havia enxofre no ar - foi sentido por curiosos que observavam o fenômeno a partir de um sítio elevado a dois quilômetros do local da atividade vulcânica.
Mais atividades
O vulcão já havia se manifestado no último sábado, provocando a fuga de 250 moradores do povoado de La Restinga, próximo a base do El Hierro.
O significado disso, do ponto de vista puramente científico, ainda não está claro, afirmou a diretora, nas Canárias, do Instituto Geográfico Nacional (IGN), María José Blanco.
Segundo os especialistas, não é que as concentrações de enxofre ou de outros gases (CO2) sejam perigosas para o homem. Mas se numa dessas explosões as bolhas levarem outros compostos químicos ou lançarem cinzas, aí sim haveria perigo para a população, assinala o jornal "El País".
Em outubro, a população de La Restinga já tinha sido obrigada a sair das suas casas, mas metade já tinha voltado.
Na passada sexta-feira, registou-se um forte abalo sísmico de 4,4 graus na escala de Richter na costa norte da ilha, o que obrigou a fechar de novo o tráfego de algumas vias da ilha e a desalojar 11 vivendas de um bairro de Las Puntas. Desde julho que já ocorreram mais de 11.000 sismos em redor da ilha.

Fonte: Expresso.pt e El País

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...