quarta-feira, 2 de maio de 2012

Hospitais públicos de Natal têm corredores superlotados e muita sujeira

Na última segunda-feira promotora Iara Pinheiro realizou inspeção e encontrou muito lixo no maior hospital do estado
fonte,diariodenatal


O lixo desapareceu, mas as macas continuam ocupando os corredores do Walfredo, enquanto seu diretor, Domício Arruda, diz que trabalha para melhorar quadro. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Um dia depois da inspeção do Ministério Público (MP) ao Hospital Walfredo Gurgel, o ambiente, no feriado do dia do trabalhador, era de tranquilidade. O lixo encontrado pela promotora Iara Pinheiro já não fazia parte do cenário do local. Ontem, durante a visita da nossa equipe de reportagem, o movimento no setor de urgência e emergência era pequeno. Mas, os corredores continuavam servindo de enfermarias para os pacientes internados.

Ninguém da direção estava no local. Os plantonistas se recusaram a falar sobre a situação do hospital. Apesar da calmaria do feriado, a falta de estrutura do hospital é tema recorrente no Rio Grande do Norte. Acúmulo de lixo, falta de macas, elevadores quebrados e leitos fechados foram encontrados pela promotora, na última segunda-feira. Iara divulgará o relatório da inspeção somente no final desta semana.

A expectativa é para um relatório extremamente crítico, devido à precariedade dos serviços prestados pelo hospital. O problema no Walfredo Gurgel está tão crítico, que os elevadores estão quebrados, inclusive o elevador que é usado para o transporte do pacientes que morrem no hospital para o necrotério está quebrado.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, esta não é a pior crise enfrentada pelo Walfredo Gurgel. Ele disse, em entrevista ao Diário de Natal, que o retrato é de um hospital que vive superlotado. "O Hospital Walfredo Gurgel opera com 20% a mais de demanda do que a sua capacidade. Então, a realidade é essa. Vamos trabalhar para melhorar o quadro. Já enfrentamos quadro muito piores", destacou.

Arruda afirmou que está cobrando junto ao governo a contratação de pessoal, para atender a demanda, a melhora no abastecimento e nas condições de trabalho. "Eu conheço a realidade local. A questão do lixo ocorreu porque estamos devendo dois meses à empresa que o recolhe. Espero acertar o pagamento, que será por indenização, dentro de 10 dias".

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...