terça-feira, 29 de outubro de 2013

NOVA CRUZ: OBRA DO NOVO ABATEDOURO PUBLICO TERÁ NOVA LICITAÇÃO.



(Há anos o novo matadouro de Nova Cruz está com a obra paralisada)

A construção do novo Abatedouro público de Nova Cruz, cuja obra está há anos paralisada, deverá ter novo processo licitatório, para a contratação de nova empresa em breve.
A informação foi dada pelo Diretor Tecnico da EMATER, Aristides Bezerra Filho, através de Ofício n. 393/2013, datado da terça feira, 22 de Setembro, em resposta à solicitação do Prefeito Cid Arruda Câmara que, por meio do Ofício n. 286 de 2013, pediu esclarecimentos à EMATER sobre os motivos da paralisação das obras e principalmente, sobre as “perspectivas de retomada das mesmas”, para dar ciência à população que tanto solicita esse equipamento de “grande importância para a nossa comunidade”.
Segundo Aristides Bezerra, a empresa vencedora da licitação anterior, a W.M. COMERCIO E INDÚSTRIA LTDA abandonou as obras no estado, tendo portanto seu contrato sido encerrado por parte da Secretaria Estadual de Infra Estrutura, instituição responsável inicialmente pela execução e fiscalização da obra.
Em virtude deste fato, houve a necessidade de revisão do projeto arquitetônico e atualização da planilha de orçamento pela equipe de engenharia da EMATER/RN, por exigência do setor de engenharia da Caixa Econômica Federal, o que acarretou atrasos na retomada da obra, informa o Diretor técnico da EMATER.
Por fim, a EMATER esclarece que toda a documentação a respeito foi enviada à CAIXA ECONOMICA FEDERAL em 24 de Setembro passado, para análise e aprovação das novas planilhas. Após esta análise e conseqüente aprovação é que a EMATER/RN realizará novo procedimento licitatório e contração da nova empresa para a conclusão da obra, que segundo Aristides Bezerra, deverá ter a maior brevidade possível.
O Prefeito Cid Arruda Câmara repassou estas informações também ao Ministério Público, que havia feito tal solicitação ao poder Executivo.

DA OBRA

O novo Abatedouro Público de Nova Cruz é uma das 11 Unidades de Processamento de Carnes a serem construídas pelo Governo Federal através do PRONAT, no Rio Grande do Norte, com recursos geridos pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL com contrapartida do Governo estadual, através da EMATER. O terreno foi comprado pelo Município, na segunda gestão do Prefeito Cid Arruda Câmara e sido doado ao Governo do Estado para sua construção. No entanto, devido à problemas burocráticos e com a empresa, as obras de boa parte destas unidades foram paralisadas. O Prefeito Cid Arruda preocupado com a situação agravada com o fechamento do antigo matadouro na gestão passada, procurou buscar do governo do estado e da EMATER/RN satisfações a respeito do assunto. “ A construção deste novo abatedouro é a solução definitiva para o problema que os marchantes novacruzenses enfrentam, com o fechamento por parte do IBAMA do matadouro antigo”, explicou o Prefeito. “Estamos lutando em duas frentes para buscar solucionar o problema o mais rápido possível. Uma é através do IBAMA, no qual aguardamos uma definição sobre o nosso projeto recentemente enviado ao IDEMA, onde o poder executivo se compromete em reformar o prédio no matadouro antigo, para sua reabertura e funcionamento, TEMPORARIAMENTE, enquanto o novo abatedouro é construído”, relatou Cid Arruda.
Autor: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Imagens de vazamento em ensacadeira no açude Boqueirão de Cajazeiras assustam população no curso rio Piranhas

  Ribeirinhos do Distrito de Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, estão preocupados com uma ...