segunda-feira, 16 de julho de 2018

NOVA CRUZ /RN GANHARA NOVO ABATEDOURO

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RN, assinou a Ordem de Serviço da obra de construção do Abatedouro de nova  Cruz, denominado Unidade Didática de Processamento de Carnes,
A obra do abatedouro estava parada desde 2008, por isso foi realizado um novo processo licitatório para conclusão. O novo equipamento, que segue as normas técnicas de segurança vigentes, beneficia o município e região substituindo o abatedouro da cidade que não segue as normas vigentes.
De acordo com a diretora da Emater-RN, Cátia Lopes, "o Governo do Estado está empenhado para finalizar essa obra e entregar o abatedouro equipado e dentro das normas de segurança para o município de Nova Cruz".



Nova Cruz foi contemplado com uma das 11 Unidades de Processamento de Carnes a serem construídas pelo Governo Federal através do PRONAT, no Rio Grande do Norte, com recursos geridos pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL com contrapartida do Governo estadual, através da EMATER. O terreno foi comprado pelo Município, na segunda gestão do Prefeito Cid Arruda Câmara e sido doado ao Governo do Estado para sua construção.

Tanto o Prefeito, quando o Diretor Geral da Emater/RN visitaram as instalações do novo abatedouro após a solenidade de abertura da feira do Agricultor Familiar. Ele garantiu que está sendo aberta uma nova licitação para a conclusão das obras e que elas deverão ser reiniciadas em breve.



GOVERNO DO ESTADO, através da EMATER, dá ORDEM DE SERVIÇO para que a Construtora inicie as obras do NOVO MATADOURO DE NOVA CRUZ. Valor da Obra : R$ 633.730,84
Prazo da Obra : 180 dias
CONSTRUTORA : Empreendimentos Construções e Comércio da Construção Ltda.

 NOVO ABATEDOURO MUNICIPAL DA CIDADE. A Obra voltou a continuar a todo vapor há quase oito ano, conforme se vê nesta na parte superior desse quadro de fotos. A primeira foto é o Abatedouro que foi construído em São Paulo do Potengi. O de Nova Cruz será maior que esse. Na terceira foto um flagrante do momento, CID ARRUDA como Prefeito da Cidade, fazia a entrega ao Diretor Presidente da Emater, Luiz Cláudio de Souza Macedo, da escritura do terreno para a construção do referido Abatedouro. Esse é um dos problemas importantes que tem que ser resolvido urgentemente em nosso município, já que a situação do atual Matadouro é muito precária.
A Emater-RN está promovendo tomada de preços para realizar licitações destinadas à construção e montagens de 11 Unidades de Processamento de Carne (abatedouros), abrangendo municípios em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os processos licitatórios que beneficiam Ceará Mirim, Nova Cruz e Vera Cruz, .
  Os abatedouros a serem  concluídos serão contemplados com uma unidade de abate, tratamento sanitário e equipamentos de higienização adequados às normas da Legislação Sanitária e Ambiental. O objetivo é garantir a segurança alimentar e nutricional da população consumidora desses produtos, fortalecendo a agroindústria familiar com a inclusão de carne no mercado formal, através da certificação do Instituto de Defesa e Inspeção Sanitária do Rio Grande do Norte (Idiarn-RN).


2 comentários:

Zé Lima / zelimadoagreste.blogspot.com disse...

Parabéns dr. Cid Arruda. Como sempre sua visão é de grande competência baseada nas décadas de estudo e vivencia no ramo da carne.👏👏👏



Zé Lima / zelimadoagreste.blogspot.com disse...

Concordo que o abate irregular/ilegal de produção familiar (pequeno volume) deve ser direcionado para a indústria, contanto que a condição sanitária dos animais precisa estar adequada.
a saúde pública se sobrepõe a qualquer subordinação que a sua aplicação.Ah … eu não poderia deixar de comentar esse trecho:
” Importante salientar que não é do tão sobejamente falado abate clandestino, de resto não mais clandestino do que o “clandestino oficializado”,

POSTAGEM EM DESTAQUE

O Churrasco dos Amigos teve a sua segunda edição do ano realizada no bairro Antonio Peixoto Mariano, na noite desta sexta feira, 15 de março,

 #Churrasco com os amigos O Churrasco dos Amigos teve a sua segunda edição do ano realizada no bairro Antonio Peixoto Mariano, na noite dest...