segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

OS PARABÉNS, nova cruz/RN Dia 3 DE DEZEMBRO DE 2019, Aniversário da Cidade A Rainha do Agreste Potiguar

                                                 fotos:  rede sociais
A cidade de Nova Cruz  completou 100 anos de emancipação política, no próximo dia 03 de dezembro e estamos, nesta semana de “comemorações”.O primeiro nome foi Urtigal por motivo de a região ter a existência de urtigas por toda parte.

Uma propriedade rural agropecuária situada ás margens do rio curimataú , surgiu como Anta Esfolada, pela tradição, diz a história que havia um animal feroz, uma ANTA, que diziam possuir o espírito maligno e era um mal augoro a quem conseguisse apanhá-la em dias de azar. Pois um caçador prendeu a Anta em uma armadilha, em uma sexta-feira e resolveu, para tirar-lhe o feitiço, esfolá-la viva. Em que no primeiro corte, a Anta deu um salto e escapou, deixando o couro na mão do caçador e embrenhou-se, esfolada, pela mata, adquirindo a fama de animal feroz.

Um missionário e exorcista, o Frei Serafim de Catânia, pediu alguns galhos de Inharé, advindos de Santa Cruz, que fincou no ponto mais alto, onde costumeiramente passava o animal e assim, ninguém mais viu a Anta Esfolada e o povoado passou a denominação de Nova Cruz. Isso por que se colocava cruz com galhos comuns, até que se colocou com galhos de Inharé e ficou uma  Nova Cruz pertenceu, quando Anta Esfolada, A Vila Flor, Goianinha e Serra de São Bento. Nessas dependências existiam os fatores religiosos e administrativos.

O município foi criado em 15 de março de 1852, lei nº 245, já a emancipação é de 03 de dezembro de 1919, lei nº 470. A bandeira do município é de 02 de dezembro de 1855.
O criador do projeto de emancipação política de Nova Cruz foi o Deputado Estadual Francisco Bruno Pereira.
Nova cruz foi povoado aos poucos e de forma muito dispersa e com mais densidade, ás margens do Rio Curimataú,   Odilon Amâncio Ramalho (1919 á 1923), Nestor Marinho (1924 á 1926).Tanto Odilon Amâncio como Nestor Marinho deram os primeiros passos na administração de um novo município. Não tenho dados sobre alguma homenagem a Odilon Amâncio, mais Nestor Marinho fez uma grande administração, a ponto de ter sido homenageado com nome em rua e em escola importante de Nova Cruz.
Nova Cruz já teve agencias bancárias do Itaú, Bradesco, Bandern (faliu) e Apern (extinta).
Hoje a economia vive basicamente do comércio de diversos seguimentos, do funcionalismo público estadual, municipal e federal; fabrica da alpargatas, pequena fábrica de bolsa e mochila no bairro São Judas Tadeu, fábrica de bonés, serralharias, serrarias; a feira livre continua sendo a maior da Região Agreste onde agrega grande parte do comércio informal.
Contamos com duas agencias bancarias: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Destacar os esportes escolares. Nova Cruz desde 2003 na administração do ex-prefeito Cid Arruda sedia os jogos escolares do Rio Grande do Norte “JERN´S”.Na época Cid Arruda prefeito, teve que estruturar todo o complexo poliesportivo e reforma do Ginásio Geovana Targino, para garantir a Regional de Nova Cruz.
Um exemplo de político da cidade de Nova Cruz, foi assim José Peixoto Mariano. Ele governou o município por três mandatos…. O mesmo foi sepultado no dia 05/12/1993 e  fazem exatamente 25 anos, que a cidade presenciou o maior sepultamento da história do município…


Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

Três categorias estão em em greve no RN; Detran também pode parar

  Após os policiais civis iniciarem a paralisação geral dos serviços, nesta terça-feira (23), o Rio Grande do Norte contabiliza mais um seto...