sábado, 15 de janeiro de 2022

TSUNAMI ATINGE ILHAS NO PACÍFICO SUL APÓS ERUPÇÃO DE VULCÃO SUBMARINO

 

Capital de Tonga foi atingida por tsunami apos erupção / Twitter/Sakak Moana

Ondas de tsunami atingiram as ilhas de Tonga e Samoa Americana neste sábado (15) após a erupção de um vulcão submarino no Pacífico Sul. O vulcão explodiu em uma erupção violenta no sábado, enviando uma nuvem de cinzas e vapor de gás para o ar.

vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai, localizado a 65 quilômetros da capital de Tonga, entrou em erupção pela primeira vez na sexta-feira (14), enviando uma nuvem de cinzas a 20 quilômetros no ar, de acordo com a Radio New Zealand (RNZ), afiliada da CNN.

Ondas de tsunami de mais de um metro foram observadas por medidores na capital tonganesa, e de 60 centímetros em Pago Pago, capital da Samoa Americana, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

O rei Tupou VI de Tonga foi evacuado do Palácio Real depois que o tsunami inundou a capital, informou o RNZ, citando relatos da mídia local de que um comboio de policiais e tropas levou o monarca para uma vila em Mata Ki Eua.

Os moradores se dirigiram para terrenos mais altos, enquanto as ondas varreram os jardins do palácio, a orla e a rua principal da capital.

Cinzas estavam caindo do céu em Nuku’alofa na noite de sábado e as conexões telefônicas ficaram sem sinal, afirmou a RNZ.

Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e disse que já há grandes ondas avançando sobre a região.

Tonga é um reino polinésio com mais de 170 ilhas no Pacífico Sul, muitas desabitadas e a maioria repleta de praias de areia branca e recifes de corais e coberta por floresta tropical. Samoa fica na mesma região.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram as ondas avançando sobre casas em algumas ilhas da área.

Uma segunda erupção ocorreu no sábado às 17h26, horário local, informou a RNZ. Imagens de satélite mostram uma enorme nuvem de cinzas e ondas de choque se espalhando a partir da erupção.

Metrópoles

Nenhum comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves.

  A CAERN já esteve preste a ser privatizada no governo de Garibaldi Alves, o patrimônio público. Porém, graças a articulação da sociedade...