segunda-feira, 21 de março de 2022

DETRAN VAI IMPLANTAR RADARES EM 76 FAIXAS DE RODOVIAS QUE CRUZAM NATAL

 

Foto: Divulgação

O plano do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) de ampliar a segurança viária nas rodovias estaduais que integram o fluxo de veículos de Natal ganha reforço com o sistema de fiscalização eletrônica que deve monitorar 76 faixas de rolamento situadas nas avenidas Engenheiro Roberto Freire (RN 063), Via Costeira (RN 301), Rota do Sol (RN 063), Av. João Medeiros Filho (RN 302) e o prolongamento da Av. Prudente de Morais.

A licitação para contratação da empresa de fiscalização eletrônica foi concluída e serão instalados equipamento modernos de monitoramento, compreendendo Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que age disciplinando a velocidade máxima estabelecida na via, Redutor Eletrônico de Velocidade (VER), responsável por monitorar pontos onde a velocidade deve ser reduzida abaixo do que se estabelece o padrão da rodovia, e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que funciona fiscalizando avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestre e velocidade ao passar pelo cruzamento.

O coordenador de Operações do Detran, Francisco Navegantes, ressaltou que os equipamentos serão instalados nos pontos onde existe maior incidência de acidentes e desrespeitos às normas de conduta estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que estão disciplinando essas áreas onde a circulação de veículos é intensa, o que pede mais atenção e respeito às regras de tráfego por parte dos condutores.

De acordo com o engenheiro do Detran, José Adécio Filho, a previsão de instalação e funcionamento completo de todos os radares é de até o final deste primeiro semestre, porém o esforço da Coordenadoria de Operações do Detran é de concluir o sistema bem antes desse prazo. “Nossa meta é deixar, ainda neste primeiro semestre, essas cinco rodovias que integram Natal com mais segurança”, disse.

As rodovias estaduais do Rio Grande do Norte estão sem fiscalização eletrônica desde 2012, quando o último contrato assinado perdeu a validade legal. Os locais para instalação dos radares foram escolhidos em análise realizada pela Coordenadoria de Operações e o setor de Estatística do Detran, que avaliou as maiores incidências de acidentes de tráfego.

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